APC

BOM REPENSAR as diferenças (2)

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 27-09-2023 06:40 | 304
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

É! Repensar é natural e faz bem para todos nós. Saber pensar não é só pensar. Quem sabe pensar, não faz por fazer, mas sabe por que e como faz... se não... como pensa o dramaturgo e jornalista irlandês George Bernard Show, "O progresso sem mudança é impossível, e, quem não consegue mudar a própria mente não consegue mudar nada".

É! Aprender a pensar, a repensar e pensar diferente é a disposição para abrir a nossa mente e o princípio da capacidade de compreender situações e separar o certo do errado. Insiro neste BOM REPENSAR (2) o pensamento do leitor e seguidor nosso amigo Laércio Borges da Silva, e amplio as observações repensando sobre o tema: Já imaginaram se fôssemos todos iguais, como seria o mundo. Um tédio. Uma catástrofe. Concordávamos com tudo e não faríamos nada diferente. Nossa produção seria a mesma. Os espaços ocupados. Direções iguais. Pensamentos iguais, sem desigualdades, não haveria necessidades de esclarecimentos.

Agora, posso encerrar o artigo com o escritor e diplomata português Eça de Queiroz: Não tenha medo de pensar diferente dos outros. Tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados.  (C"était la partie difficile, mantenant c"est fini. Essa foi a parte mais difícil mas, agora acabou).

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com