Casamento
A necessidade de se promover casamentos comunitários em São Sebastião do Paraíso foi questão apresentada pelo vereador Marcos Antônio Vitorino (Marcão), à Câmara Municipal. Alega ser iniciativa que visa promoção de direitos humanos, e a proteção jurídica além de garantir direitos civis, da família e sucessões. Diz mais que não apenas contribui para regularização de relações familiares, mas também valoriza o afeto entre casais. Pontua que a iniciativa oferece aos “cidadãos vulneráveis” oportunidade de formalizar sua união sem necessidade de arcar com taxas e emolumentos.
Consciência Negra
Vereador Toninho Picirilo lembrou que é de autor do projeto que instituiu a Semana de Estudos da Consciência Negra em Paraíso. Na época não havia como se vê atualmente comentários defendendo a inclusão social da Raça Negra que ajudou construir este país, disse. Inicialmente ressaltou-se conquistas, foram prestadas homenagens a pessoas importantes da sociedade paraisense e de todos aqueles que foram importantes como afrodescendentes. No segundo ano, mais ou menos, e hoje quase não se percebe nada que chame a atenção da população para que seja extirpado de vez, o preconceito, lamentou o vereador.
Até a placa
Toninho disse que foi construída a Praça Zumbi dos Palmares, logo abaixo da UPA. Alguns instrumentos que à época foram lá colocados para lembrar a Raça Negra, e inclusive a placa de inauguração, foram furtados. Picirillo solicitou que a partir do ano que vem se pense nesta questão para se homenagear a Raça Negra, E adiantou que nesta semana irá fazer um trabalho paliativo para melhorar o aspecto da praça em homenagem a Zumbi dos Palmares para que seja notada por quem lá passar.
Campeã
Indicação do vereador Luiz de Paula, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso enviará Moção de Congratulações para a engenheira agrônoma Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, cafeicultura na Fazenda Mangabeiras, na região do Morro Vermelho. Semana passada, café de sua produção foi premiado em Belo Horizonte, campeão regional, representando a Região Sudoeste de Minas. Sirlei é funcionária pública, responsável pelo escritório da Emater-MG em Paraíso. “Você é uma profissional exemplar”, destacou o vereador.
Clima preocupante
Questão envolvendo o clima foi abordada pelo vereador Vinício Scarano na sessão da Câmara de segunda-feira (13). Estou estudando sobre isso. Apesar de ser mero vereador, de uma cidade de 80 mil habitantes, se a gente não fizer algo, ao menos localmente, acredito que não consiga chegar nem no mínimo de atenção para com o meio ambiente. Os últimos oito anos foram os mais quentes registrados em toda a história. No Brasil, especificamente, temos grande parte de água doce do mundo, temos cinco ecossistemas vitais que poderão sofrer alterações drásticas. E haverá dificuldade em sustentar seres humanos com alimentos, no Brasil e no mundo, disse.
Prioridade
Além de alterações climáticas que estamos vivendo, calor extremo, secas, pancadas de chuva, tsunamis no Sul do país, existe um problema muito perigoso que é o desequilíbrio da biodiversidade. Provavelmente não conseguiremos recuperar o equilíbrio de clima e meio ambiente. Proponho moção de repúdio e pedido de urgência para se tratar o clima, o meio ambiente como prioridade tanto municipal, estadual e federal. Há comissões na ALMG, na Câmara Federal e Senado, comissões que trabalham o tema, propôs Vinício.
“Andarilhos”
Durante audiência pública na Câmara Municipal, em que foi tratado sobre a Lei Orçamentária para 2024, voltou à tona questão que envolve pessoas em situação de rua em Paraíso. No dizer do vereador Pedro Delfante a cidade tem sido uma “importadora de andarilhos”, com consequências negativas para a população. O prefeito Marcelo Morais, presente à audiência, disse que levantamos demonstram que “andarilhos”, ou seja, aqueles que vieram de outros municípios, são em torno de 12, ou 13, e os demais são moradores em Paraíso, que tem família, casa, mas preferem morar na rua.
Ser resolvida
Denominador comum entre prefeito e vereadores é que a questão precisa ser resolvida. O prefeito opinou que é necessário se diferenciar entre quem realmente necessita de ajuda e quem requer uma abordagem policial mais firme. Também sugeriu que atendimento a pessoas que se encontram em situação de rua sejam concentradas, visando maior controle. A população é solidária e acaba oferecendo condições necessárias para esse grupo permanecer pelas ruas e praças da cidade, disse.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 15 de novembro de 1932, (exatos 91 anos), o Pároco da Matriz de São Sebastião, Monsenhor José Philippe da Silveira é agraciado pelo governo de Sua Majestade, o Rei da Itália, Vitorio Emanuele III, com a condecoração da Coroa da Itália, por méritos especiais.