SÃO TOMÁS DE AQUINO

Creches no Sistema Educacional

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 08-11-2017 21:11 | 1769
CMEI Ana Tonin de Carvalho
CMEI Ana Tonin de Carvalho Foto de Reprodução

Antes de 1988 as creches brasileiras possuíam caráter assistencialista, pois integravam a Assistência Social. Após a Constituição de 1988 as creches passaram a integrar o sistema de ensino e têm o nome de Centro Municipal de Educação Infantil, universalizando o direito de todas  as crianças a terem acesso aos CMEIs.
Integradas ao sistema educacional devem ser analisadas, levando em consideração, os  princípios e os regramentos próprios da Educação. Por essa razão o calendário escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Ana Tonin de Carvalho e também Orlando Soares Vilas Boas, são elaborados de acordo com resolução da Secretaria Estadual de Educação onde o total  de dias letivos são de 200. Dentro deste calendário consta ainda dias para planejamento, estudo e avaliação do trabalho pedagógico realizado. Também são resguardados aos funcionários dos CMEIs, férias, feriados, e recessos nele contido.
Os CMEIs de São Tomás de Aquino cumprem as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação – PNE. São atendidas uma média de 100  e até mesmo 120 crianças. 
Acompanhamento pedagógico desde o berçário (6 meses), alimentação balanceada com orientação de nutricionista e as monitoras fazem  cursos de formação continuada. 
Uma equipe que vem educando, cuidando com carinho e responsabilidade de todas as crianças de São Tomás de Aquino que precisam do seu atendimento.