CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2152

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-11-2017 09:11 | 781
Foto de Reprodução

INTERLAGOS
Mais uma vez o Jornal do Sudoeste se faz representar em Interlagos, São Paulo, para a realização da prova do Grande Prêmio Brasil de Fórumla 1. O colunista Sérgio Magalhães é o responsável pela cobertura que está sendo realizada desde a quinta-feira, 9. Matérias exclusivas estão sendo produzidas e divulgadas no site do jornal. Especialista em automobilismo Serginho mantém os leitores informados através de sua coluna de tudo o que acontece nas pistas da F1e também da Stocar entre outras provas, inclusive de motociclismo. São poucos e raros os meios de comunicação do interior do Brasil que realizam este trabalho.




COPASA
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu no início da semana o encontro denominado Movimento Regional dos Presidentes de Câmaras Municipais, que tem como objetivo buscar soluções para resolver os problemas gerados pela Copasa nos municípios. Representantes de dezenas de Câmaras Municipais da região marcaram presença no evento, que foi conduzido pelo presidente da Casa de Pouso Alegre, vereador Adriano da Farmácia (PR). De Paraíso, o presidente Marcelo Morais participou do encontro e representou os paraisenses.




RESULTADO
Ao fim do encontro, os presidentes formaram uma Comissão para unir forças. A ideia é ir em comitiva à Assembleia Legislativa de Minas em audiência com os deputados para cobrar ações efetivas que resultem em melhorias nos serviços prestados pela Copasa.  Pelos lados da Assembleia várias já foram as reuniões e audiências realizadas para tratar do assunto, mas até o momento, não se tem notícias de medida prática adotada que resulte em atendimento aos interesses dos consumidores. Poucos foram os locais onde se conseguiu impedir as cobranças abusivas em relação aos serviços realizados e outros não prestados. 




NA JUSTIÇA
A propósito é de autoria do presidente da Câmara, Marcelo de Morais, a ação que foi impetrada em setembro contra a Copasa que através de liminar pede a anulação imediata da cobrança da tarifa de esgoto em Paraíso. 




ESTACIONAMENTO
Prefeitura de São Sebastião do Paraíso finalmente vai atender um antigo pleito de comerciantes, moradores, vereadores e da população em geral em relação ao estacionamento em uma parte da rua Dr. Placidino Brigagão. Desde a administração anterior é que em parte da via tinha o impedimento para que houvesse estacionamento no lado esquerdo. Agora a sinalização já foi refeita e a restrição ocorrerá somente na quadra onde houver semáforo. O vereador Sérgio Gomes comemora já que foi um dos grandes batalhadores por esta causa.




PARAISENSES
Policiais civis de São Sebastião do Paraíso participaram em Passos da Operação Purgamentu deflagrada na manhã da quinta-feira,9. A ação executada pelo Ministério Público com participação da Policia Federal e apoio da Polícia Militar e Civil, investiga fraudes em contratos com empresas de coleta de lixo e limpeza urbana. Foram cumpridos 15 mandados de prisão, 44 de busca e apreensão e 11 conduções coercitivas. Destaque para o recolhimento do ex-prefeito de Passos Athaíde Vilela. Os mandados foram expedidos pelas Varas Judiciais em Passos e Ribeirão Preto, com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais e da Polícia Militar de São Paulo.




AMEG
O prefeito Walkinho participou ontem pela manhã da 136ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) em Carmo do Rio Claro. O tema principal foi a saúde pública regional e a revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI) que define quantidade e especialidades dos procedimentos a serem contratados e custeados em cada instituição prestadora de serviços em nossa região. Tem prefeitura investindo 30% do seu orçamento em Saúde quando o preconizado por lei é 15%. 




CAFEICULTURA
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal  aprovou, nesta semana o Projeto de Lei do deputado Carlos Melles (DEM/MG) que autoriza a destinação de parte dos recursos do Funcafé para a participação em fundo garantidor de risco de crédito para cafeicultores e suas cooperativas.O parlamentar informa que têm sido frequente as queixas dos produtores no sentido da exigir garantias excessivas na contratação de operações de crédito rural.Melles preside a Frente Parlamentar Mista do Café. Ele ressalta que a atual política cafeeira não está à altura da realidade do setor, visto que o Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor de café.




CONGADA
Faltando menos de um mês para a solenidade de Levantamento das Bandeiras, evento religioso que marca o início das festividades da Congada em Paraíso, é grande o silêncio entre os envolvidos. E sabido que o terreno entre congadeiros e moçambiqueiros é dos mais melindrosos e nem tudo o que se faz costuma agradar gregos e troianos. Disputas internas à parte já existe uma expectativa em torno da organização dos festejos. Nos bastidores algumas associações que pretendem participar da realização da festa já começam a se movimentar




FERIADO
Mesmo com a polêmica e a tentativa de cancelamento, está mantido para o próximo dia 20 deste mês o feriado municipal referente ao Dia da Consciência Negra e do herói nacional, Zumbi dos Palmares. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Vereadores e foi transformada em lei municipal em 2016. Naquele ano a data caiu no domingo e não houve polêmica. Agora através de decreto o Executivo homologou o feriado, conforme publicação da edição nº 301, em 16 de janeiro do Jornal Oficial do Município. Para 2018, a intenção é transformar a data em ponto facultativo, possibilitando que empresas e comerciantes que quiserem possam abrir suas portas. 




PARABÉNS MESTRE ZAQUEU
O Mestre (com letra maiúscula) Marcio Zaqueu mais uma vez fez bonito na China, desta vez no 7.º Campeonato Mundial de Kung Fu, na província de Sichuan. No berço desta arte marcial, disputando com competidores de alta estirpe, Zaqueu com todo o mérito foi o terceiro colocado do mundo em sua categoria, Medalha de Bronze. É a sua quarta participação no mundial. Com esta são sete medalhas de bronze e duas de prata. No mínimo precisa ao menos ser ressarcido das despesas que precisou fazer com recursos próprios, tendo em vista o pequeno apoio financeiro que conseguiu.




REFORMA TRABALHISTA
Neste sábado,11, passa a vigorar as novas regras aprovadas pela Reforma Trabalhista. No total, foram alterados mais de 100 pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e todas as mudanças têm gerado dúvidas nos profissionais atualmente empregados e nos que estão em busca de recolocação. E não apenas os trabalhadores que estão com dúvidas com as novas regras da Reforma Trabalhista. São diversas as interpretações e são poucos os esclarecimentos que deixam a maioria das pessoas mais com dúvidas do que com respostas certeiras.