APAE

Alunos da Apae participam de II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 18-11-2017 10:11 | 2796
Alunos da Apae participam de II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro
Alunos da Apae participam de II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro Foto de Reprodução

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sebastião do Paraíso participaram do II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro que aconteceu em Guapé, onde dez cidades que compõem a regional das Apaes se reuniram para mostrar os talentos de seus alunos. Entre os participantes, o destaque foi para o aluno Lucas Alves e o Tai Chi Chuan, sob a tutela do mestre em artes marciais, Márcio Zaqueu.
Entre as cidades participantes estavam Guapé, Paraíso, Passos, Itaú de Minas, Carmo do Rio Claro, São Roque de Minas, Piumhi, Alpinópolis e Capitólio. Foram diversas apresentações artísticas, entre elas teatro, dança, dança folclôrica, apresentação de cartazes, artes manuais, artesanato.
A Apae de Paraíso concorreu nas modalidades dança folclórica com a apresentação do Tai Chi Chuan; com o quadro "A bailaria", na modalidade pintura óleo sobre tela feita pelo aluno Lucas Alves e a professora voluntária Débora Peres; e na modalidade cartaz, também feito pelo aluno Lucas; e com cartões de natal feitos pelo aluno Wagner. Dentre as modalidades concorridas a Apae de Paraíso ficou em primeiro lugar na modalidade cartaz e dança folclórica, que devem concorrer no próximo ano no Festiva Estadual das Apaes.
Para Lucas, quem tem uma facilidade com desenhos e pinturas, foi uma satisfação muito grande poder participar, concorrer e ganhar em uma das modalidades. "Eu gosto muito de desenhar e criar, eu também consigo fazer ampliação de imagens que eu vejo", comenta o aluno. "Eu me sinto muito feliz poder estar realizando algo que eu gosto", acrescenta. Essa é a segunda vez que o aluno ganha nesta modalidade.
Para a terapeuta ocupacional Priscilla Dotteon "foi extramente gratificante participar do processo de criação desse cartaz, a criatividade surgindo a cada traçado do lápis e o surgimento de cada expressão sendo refletido através do colorido não há palavras que expõem o orgulho que sinto do Lucas, fui apenas o encorajamento e o apoio emocional, o talento é todo dele", destaca.
De acordo com a coordenadora da Apae, Ana Maria Reis, é muito importante a participação dos alunos nesses festivais. "Paraíso sempre marca presença e já ganhou várias vezes na regional e participou algumas vezes no Festival Estadual. Isso valoriza as habilidades dos alunos, trabalha a autoestima, autonomia e valorização das suas capacidades, além de um momento de integração entre outras Apaes e demonstrar tudo o que pode ser trabalhado na associação, principalmente demonstrar que os meninos tem habilidades que muitas vezes não conseguem trabalhar em outras instituições ou outras escolas", completa.

Participando do Festival pela segunda vez, Lucas Alves ganhou na modalidade cartaz