Minas sai na frente na abertura do Campeonato Brasileiro de Seleções

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Acidente | 19-07-2018 14:07 | 2287
A seleção de Minas venceu os dois compromisso na rodada de abertura do campeonato 
A seleção de Minas venceu os dois compromisso na rodada de abertura do campeonato  Foto de Roberto Nogueira

Oito partidas disputadas na quarta-feira (18/7), na Arena João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso, marcaram a rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol Masculino Sub 17. A seleção de Minas Gerais foi um dos destaques dos primeiros jogos tendo vencido os seus dois compromissos contra Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, situação semelhante aos cariocas que também ganharam suas partidas de estreia na competição. A competição prossegue desta quinta-feira (19/7),  até o próximo domingo quando acontecerão os jogos decisivos. 
A divisão especial da categoria sub-17 masculina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) começou na quarta-feira (18.07) com as equipes de Minas Gerais e Rio de Janeiro em vantagem. Foram as únicas a vencer os dois jogos da rodada inaugural no torneio que acontece em Paraíso. A Seleção Mineira comandada pelo técnico Manoel Henrique Pereira Pires, do Cruzeiro Esporte Clube, já vinha treinando em Belo Horizonte há algumas semanas. Desde a segunda-feira o grupo chegou a Paraíso para os dois dias finais de preparação na Arena, local da disputa. A Seleção Mineira Sub-17 Masculina iniciou os trabalhos no início de junho com mais de 20 atletas aprovados na primeira seletiva.
O técnico Manoel teve duas semanas para observar a equipe e voltar a treinar em julho com os 15 escolhidos. Na última sexta-feira (13/7), ele teve a difícil missão de anunciar os três nomes do último corte. O profissional usou como critério principal o nível de resposta técnica dos integrantes. "O trabalho é diário. A nossa comissão avaliou todos os dias o posicionamento, o companheirismo, as atitudes dentro e fora de quadras e, acima de tudo, o dinamismo técnico. Aqueles que mais se encaixaram nas características desta seleção, ficaram entre os doze" disse. 
O técnico completou convocando a torcida paraisense a torcer pelo selecionado mineiro. "A gente vai jogar dentro do nosso estado e isso será o nosso diferencial. Por isso, o maior apoio que a gente tiver, será extremamente importante para a equipe seguir em busca do título" completou. Apesar de as partidas terem entrada grátis, pouca gente compareceu na Arena que estava com seus portões principais fechados para o público que teve acesso pelas vias laterais.
Minas estreou bem vencendo Mato Grosso do Sul por 3 sets a 0 e depois Mato Grosso com o mesmo placar. Também com duas vitórias na primeira rodada está a forte equipe do Rio de Janeiro que venceu também Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ambos os jogos por 3 a 0. Nas demais partidas os paulistas ganharam dos gaúchos (3a 0) e perderam para Santa Catarina (2 a 1). Os catarinenses perderam ainda para o Paraná (3 a 0).
Nesta quinta-feira,19, os mineiros voltam a quadra às 13 horas contra São Paulo e depois às 20h30 fechando a rodada contra o Paraná. Os demais jogos de hoje são Rio de Janeiro x Paraná, às 10 horas, depois Rio Grande do Sul x Mato Grosso do Sul, às 11h30. Mais tarde, às 14h30 jogam Santa Catarina x Mato Grosso e na sequência, entram em quadra Rio de Janeiro x São Paulo, às 16h00 e Rio Grande do Sul x Mato Grosso, às 17h30, além de Santa Catarina x Mato Grosso do Sul, às 19 horas.
O CBS sub-17 masculino da divisão especial é composto por oito seleções que jogam entre si em turno único, e com partidas realizadas em três sets obrigatórios. Os quatro melhores avançam para as semifinais. A decisão será neste domingo, 22. Os dois últimos colocados serão rebaixados à primeira divisão em 2019.

Paulistas e gaúchos também fizeram uma partida bastante disputada entre os primeiros jogos