ELEIÇÕES

Mesários estão sendo convocados por e-mail em projeto piloto

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 18-07-2018 16:07 | 361
Quem atua como mesário voluntário  recebe bonificações pelo trabalho realizado
Quem atua como mesário voluntário recebe bonificações pelo trabalho realizado Foto de Reprodução

A partir desta semana, a Justiça Eleitoral de Minas Gerais está inovando na convocação dos mesários que atuarão nas Eleições 2018. Em um projeto piloto, parte das zonas eleitorais do Estado está entrando em contato com seus colaboradores por e-mail. Nesses locais, os mesários começaram a receber uma mensagem eletrônica, sem links e sem anexos, com a convocação. O eleitor convocado deve acessar o site do TRE e digitar o código de autenticação constante do e-mail recebido. Em São Sebastião do Paraíso sede da 260ª Zona Eleitoral a expectativa é de que sejam utilizados cerca de 530 mesários voluntários. O volume pode ser maior se considerar as outras cidades integradas à jurisdição local. 
Os mesários ainda podem ser convocados por carta simples. Nesses casos, também é necessária a confirmação da convocação por meio da página do TRE ou pelo telefone 148. Dentre outras vantagens, as novas formas de convocação dão mais agilidade ao processo e diminuem as despesas com o envio de cartas registradas ou com o contato pessoal diretamente na casa do eleitor – padrões adotados até a última eleição. Após o recebimento do comunicado via eletrônica é preciso fazer a validação. Dessa forma, a convocação será validada. Outra forma de validação da convocação é o contato com o Disque-Eleitor (telefone 148).
A mensagem eletrônica é usada nos casos em que o e-mail dos mesários está atualizado no cadastro.  Alguns cartórios eleitorais também confirmaram a utilização da nova forma de convocação de mesários, pelo menos para parte dos eleitores. Nas eleições passadas a Comarca de Paraíso utilizou-se de 528 pessoas em Paraíso, além de outros 60 voluntários em São Tomás de Aquino. Desde o ano passado as cidades de Itamogi e Jacuí foram agrupadas na 260ª Zona Eleitoral e a quantidade de mesários voluntários da comarca deve ampliar considerando-se as novas seções destas cidades que estão sendo incluídas. 
Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas zonas eleitorais do Estado. Os cartórios eleitorais estão agora na fase de nomeação e convocação, que pode ser feita por carta, por e-mail ou pessoalmente. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função.