CIDASSP

Walkinho é escolhido presidente do Cidassp

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 26-04-2017 11:05 | 495
Foto de Reprodução

O prefeito Walker Américo Oliveira foi escolhido por unanimidade para ser o presidente do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Ambiental Sustentável da Microrregião de São Sebastião do Paraíso (Cidassp). A escolha foi feita pelos representantes das outras quatro prefeituras que integram o grupo — formado por sete municípios, e que estavam presentes na reunião.
A diretoria terá um mandato de dois anos e uma das propostas a serem trabalhadas é a adesão dos municípios para trazerem o lixo recolhido em suas cidades para o aterro sanitário de Paraíso — inclusive visando projetos de reciclagem. Uma licitação será feita para terceirizar a operacionalização do local e as prefeituras participantes poderão contribuir com uma taxa administrativa para manter o serviço.
Outra ideia apresentada é que outros municípios também possam integrar o Consórcio, como São Pedro da União e Bom Jesus da Penha. Hoje o Cidassp é formado por São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Pratápolis, Itamogi, São Tomás de Aquino, Fortaleza de Minas e Monte Santo de Minas. Compõem a diretoria como vice-presidente José Carlos Pimenta (prefeito de São Tomás), secretária executiva Yara de Lourdes Souza Borges (secretária municipal de Meio Ambiente em Paraíso) e técnico operacional Gabriel Neri Cruz Novais (também da Secretaria de Meio Ambiente).
Foram escolhidos os membros para compor a Câmara de Regulação, órgão que vai definir o Plano de Ação do Consórcio.  William Gonzaga Pizante (Paraíso), Cláudio Luiz Garcia Dias (Itamogi), Diego Teófilo Superbi (São Tomás), Vinícius Augusto P. Borges (Pratápolis) – que também será o superintendente, responsável pela gestão de finanças e organização do Cidassp. 
A reunião contou com a participação da prefeita de Pratápolis, Denise Alves de Souza Neves, prefeito de Jacuí, Geraldo Magela da Silva – acompanhado do engenheiro Osmany de Paula Campos Sobrinho e do procurador Sandro Pereira Coutinho e ainda o vice-prefeito de Itamogi, José Carlos da Silva (Boizinho). Ontem (25/4), este grupo teve uma reunião técnica em Paraíso para início dos trabalhos, onde também foram discutidos os planos de gestão de resíduos de cada município. Representando os usuários, foram indicados os vereadores José Esteves Pereira (Jacuí), Luiz Antônio de Souza (São Tomás) e Rosania Dias Garcia (Itamogi).
CNM — Na tarde de quarta-feira (20/4), o prefeito Walker Américo assinou sua filiação à Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O ato foi registrado na Prefeitura de Paraíso na presença de Angelo Roncalli, um dos diretores da entidade. A Confederação é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980. Seu objetivo maior é consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar a entidade em referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e à qualidade de vida da população.