MAIO AMARELO

Campanha educativa do Maio Amarelo ganha as ruas e escolas de Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 08-05-2017 16:05 | 1370
Escolas das redes municipal e estadual de ensino já estão recebendo palestras educativas
Escolas das redes municipal e estadual de ensino já estão recebendo palestras educativas Foto: Divulgação

Desde o início da semana a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil está realizando a campanha Maio Amarelo. A iniciativa visa desenvolver ações para a conscientização e formação do cidadão sobre as regras de trânsito. "Teremos ao longo deste mês uma série de eventos educacionais, nas escolas e também teremos ações nas ruas de nossa cidade visando desenvolver um trânsito mais seguro com condutores e pedestres mais conscientes de suas responsabilidades", comenta o secretário Miguel Félix de Souza.
O Movimento Maio Amarelo, que neste ano tem o tema "Minha escolha faz a diferença", teve início na terça-feira, 2 de maio, em todas as redes sociais (Twitter, Facebook e site da mobilização) e também nas escolas e nas ruas das cidades participantes. A campanha alerta e busca o apoio da sociedade contra o número elevado de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. A mobilização, deflagrada por órgãos, instituições, empresas e diversos setores da sociedade civil, ocorre em cidades de todos os estados brasileiros e em outros 26 países dos cinco continentes.
De acordo com o secretário Miguel no município paraisense a campanha foi iniciada com algumas ações já em desenvolvimento. "Estamos pontuando a questão da conscientização. Vários pontos patrimoniais que tem maior fluxo de pessoas receberam enfeites temáticos que vão ajudar as pessoas a identificar o trabalho que estamos realizando", disse. Ele acrescenta que nos próximos dias serão realizadas uma série de palestras nas escolas e também nas empresas da cidade, através de uma equipe técnica que foi capacitada para esta ação.
Nas escolas o trabalho abrange estabelecimentos da rede municipal e estadual com apoio da equipe do projeto Educando Para o Trânsito. "Teremos a apresentação do Teatro de Fantoche a partir da próxima terça-feira, 9, na E.E. Clóvis Salgado e daremos sequência em outros estabelecimentos. Queremos através deste sistema lúdico fazer um trabalho integrado e interativo, envolvendo as crianças, professores mostrando a importância de se ter a conscientização sobre o uso do cinto de segurança, respeitar a velocidade das vias, observar as placas e sinais de trânsito", acrescenta Miguel. O encerramento da campanha será no dia 31 de maio com a realização de uma caminhada que sairá da Praça dos Imigrantes até a Praça Matriz, com concentração a partir das 8h30 em frente a Prefeitura.
Segundo Gisele Maria da Silva, coordenadora do projeto Educando para o Trânsito, "mais do que ressaltar os altos índices de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema, além de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito", avalia.
Ainda conforme o secretário as ações por um trânsito mais seguro não ocorrem somente neste período. "Temos ações permanentes como a pintura das ruas, colocação de sinalização e presença dos nossos agentes diariamente auxiliando no trânsito nos locais de maior movimentação", ressalta Miguel. "Estamos nos preparando para assumir a municipalização do trânsito em Paraíso, vamos priorizar cada vez mais as ações de orientação e prevenção, através do trabalho de educação nas escolas e junto a comunidade, para que o último passo seja a fiscalização", completa.
 "Temos recebido o incentivo e apoio para trabalharmos de forma efetiva, dentro da legalidade e com a máxima transparência", descreve. O objetivo segundo ele é deixar um legado para o município através de um trabalho continuo, finaliza. Confira no quadro em anexo o cronograma da campanha.
A mobilização, deflagrada por órgãos, instituições, empresas e diversos setores da sociedade civil, ocorre em cidades de todos os estados brasileiros e em outros 26 países dos cinco continentes. A campanha inclui várias peças sobre a importância do trânsito seguro e estimula, também, a sociedade a demonstrar seu apoio ao Maio Amarelo. E isso, entre várias formas, pode se dar com a personalização, pelos apoiadores, de suas páginas na rede social, com a hashtag "Minha escolha faz a diferença". 
A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo. O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013.
Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).
A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Guarda Municipal já está em fase de preparação para assumir a municipalização