SÃOSINHA

Academia Paraisense de Cultura

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Cidades | 08-05-2017 16:05 | 960
Foto:

No anfiteatro do CEDUC a Academia Paraisense de Cultura realizou sessão solene em 19 de abril para receber novos Membros Honorários e Correspondentes. A cerimonialista foi a acadêmica Leila Yunes, e a mesa constituída pela presidente, acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda, secretário, acadêmico Reynaldo Formaggio Filho, tesoureira, acadêmica Fran-cisca Borges da Cunha Zanin, acadêmico Olavo Borges, fundador da APC.
A cerimônia teve início com o Hino da Academia. Cada homenageado falou sobre alguns detalhes de sua vida cultural, sendo aplaudidos.
Valdir Lima – Paraisense residente em São Paulo: escritor, poeta, contista. Já editou quatro livros. Atualmente deverá lançar “Os ventos que batem”, e “Os contos que ninguém me contou”. O certificado foi entregue pelo acadêmico Reynaldo Formaggio Filho.
Edwaldo Arantes – Paraisense residente em Ribeirão Preto. Articulista e comentarista de revistas e jornais literários. Conselheiro do Ministério da Cultura. Membro da União Brasileira de Escritores. Conselheiro Titular da Universidade Estácio. Membro Municipal de Cultura, presidente da Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto, entre tantas outras atividades ligadas à cultura.
Não podendo comparecer foi representado por sua prima, pedagoga Nilma Tereza Borges Pimenta.
Silvia Pessoa Rodrigues – É graduada na área da Educação e já trabalhou em diversas escolas de nossa cidade, deixando, em cada uma, um pouco do seu saber. Ministra aulas de Língua Portuguesa no Colégio Objetivo e Nesfa. Sempre colocou a música em sua profissão. É integrante do grupo “Paraíso em Seresta”. O certificado foi entregue pela acadêmica Bernadete Aparecida Aguiar.
Dr. Nelson Jacintho – Médico ortopedista, autor do livro “Você tem boa Postura?” e coautor do livro “Emergências Médicas”. Tem outras obras publicadas, romances, poesias e contos infantis. É coordenador do Movimento de Escritores de Ribeirão Preto. Atuante na Feira do Livro de Ribeirão Preto. Conselheiro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Pertence a inúmeras academias de cultura. O certificado lhe foi entregue pela presidente da APC, Maria Rita de Cássia Preto Miranda.
José Antonio de Ávila, residente em São João Del Rei, é bacharel em Direito, membro efetivo da Academia de Letras de São João Del Rei. Portador de vários títulos e honrarias e comendas, dos quais destacamos a “Medalha da Inconfidência” outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
Justificou sua ausência, enviando um belo texto para ser lido.
Recebeu o certificado em seu nome a acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda, entregue pela acadêmica Paschoalina Coelho Sousa, que leu o texto.Marize Borges Marques Marin-zeck – Coreógrafa, diretora da Academia Físico e Forma, onde ministra aulas de danças clássicas. O certificado lhe foi entregue pelo acadêmico Luiz Ferreira Calafiori.
Dr. Rômulo Aguiar Generoso – Formado em Direito. Escritor, conhecedor de filosofia política, lógica e economia. Atuante nos interesses da sociedade. Seus conhecimentos abrangem várias áreas da cultura oral e escrita. O certificado lhe foi entregue pelo acadêmico Olavo Borges.
Kátia Helena de Paula Mumic – Formada em Educação Artística, teatróloga. É atuante no grupo de teatro “Sebastião Furlan”, encenando peças em toda a região. Participa de diversas áreas culturais. O certificado lhe foi entregue pela acadêmica Edyna Maldi Borges.
Clarindo Anacleto de Pádua Net-to – Compositor, músico, cantor, regente do Coral Santa Paula Frassinetti que fez bela apresentação da música Hino ao ano da Paz. O certificado lhe foi entregue pela acadêmica Francisca Borges da Cunha Zanin.
Emiliana Fagundes – Parai-sense residente em Ribeirão Preto. Graduada em Letras, professora, palestrante. Cursa mestrado em Enfermagem. Membro Efetivo do Grupo de Pesquisa da USP. É agente da Pastoral da Criança e da Saúde. O certificado lhe foi entregue pela acadêmica Henriette Brigagão Alcântara Santos.
Lucélia Ozelin de Lima Pi-mentel – Advogada, pedagoga, supervisora escolar. Pós-graduada em Direito Educacional, Tradução e Interpretação de Sinais “Libras”. Graduada em Educação Musical. Coordena a Pastoral dos Surdos da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia. O certificado lhe foi entregue pela acadêmica Roselisa Dramis Soares Tubaldini.
Maria Letícia Lima Machado – Advogada, pedagoga, pós graduada em Direito Educacional, supervisora escola, Interpretação e Tradução da Língua de Sinais (Libras). Junto da irmão Lucélia faz um trabalho importante na Pastoral do Surdo. O certificado lhe foi entregue pelo acadêmico Evaristo Souza Scarano.
Paula Maria Porfírio Rocha – Formada em Educação Física, graduada em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhol. O certificado lhe foi entregue pela acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel.
A acadêmica presidente fez seu pronunciamento: “Nesta noite especial que agregamos novos Membros Honorários e Correspondentes à APC, homenageamos pessoas que devidamente contribuem com a arte e a cultura. Recebemos vocês com satisfação e orgulho, pois sabemos que todos assumem o compromisso de lutar para que a chama da cultura, manifestada nas diversas artes, nunca se apague. Que o brilho desta noite aqueça a ânsia de incentivar outros a se transforme em farol para iluminar a vida daqueles que os percebem como exemplos a ser seguidos.
Academia é uma reunião de escolhidos que desde o século III a.C se reuniam na perifia de Atenas, nos jardins de Akademos, um bosque sagrado de oliveiras, sob o comando de Platão, para discutir assuntos filosóficos. Todos nós, membros efetivos, honorários ou correspondentes também fomos escolhidos e percorrendo os caminhos do saber e habilidade com os quais somos agraciados, nos tornamos os proporcionadores de interagir com experiências e exemplos, que nos torne, a nós e a outros, debatedores de ideias e ideais. Sejam bem vindos”.
A presidente e os novos membros foram muito cumprimentados.
No palco do anfiteatro seguiu-se uma apresentação artística. Lucélia Ozelin Lima Pimentel, Maria Letícia Lima Machado e Paula Maria Porfírio Rocha apresentaram o Coral da Pastoral dos Surdos, com a interpretação da música “A flor e o beija-flor” de Henrique Juliano. Foi um momento de grande emoção e beleza.
O compositor, músico e cantor, André Cruvinel cantou suavemente “Sonho”. Pequenas bailarinas do Balé de Marize Borges Marques Marinzeck fizeram bela apresentação, encerrando a noite de homenagens.




Aniversário de Dôra Bruni
Aniversariou no dia 12 de abril a bonita Dôra Bruni, residente em Campinas. Muito feliz, recebeu as felicitações da família querida, filhos, genros, nora e netinhos, todos residindo longe. Dra. Aline Thais Bruni Leite, doutora em Química Forense, professora na USP em Ribeirão Preto e seu esposo Dr. Vitor Barbantti Pereira Leite, e netinho José Venâncido Pereira Leite.
Dra. Lígia Fernanda Bruni Nocera, oftalmologista, seu esposo Dr. Luiz César Nocera, agrônomo, e o pequeno netinho Lorenzo Bruni Nocera, residentes em Campo Grande (MS), Dr. Fernando José Bruni, engenheiro, sua esposa Sara Bruni e netinho Levi Bruni, residentes em Londres.
Na comemoração estavam presentes as amigas queridas da aniversariante, Maria Izilda Ferreira Feliciano, Rose Tofanetto Domingues, Heloisa Helena Novaes Portella Checchia, todas desejando que Dôra seja sempre alegre, feliz, charmosa e linda.




Feliz Aniversário
Paschoalina Coelho Souza (Linah Biasi), aniversariou no dia 28 de abril. Artistas plástica de grande sensibilidade, transforma seus sentimentos e emoções em telas belíssimas que encantam pelas nuances das cores e pureza de estilo.
Conhecida internacionalmente, tem a simplicidade que caracteriza os grandes mestres da arte em todos os tempos. Seu talento abrange várias áreas da cultura. Musicista romântica, acadêmica na Academia Paraisense de Cultura, secretária do Lions Clube, entre outras atividades culturais.
Recebeu cumprimentos pelo aniversário de todos que têm por ela, carinho, amizade e admiração pela sua personalidade gentil e grande artista plástica, um dos símbolos de nossa cultura. Seja sempre querida e feliz.