ELEIÇÕES

Paraíso inicia recadastramento biométrico

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 20-05-2017 08:05 | 927
Além de Paraíso nova etapa do recadastramento biométrico está sendo realizado em várias cidades da região
Além de Paraíso nova etapa do recadastramento biométrico está sendo realizado em várias cidades da região Foto de Divulgação

A Justiça Eleitoral iniciou nesta semana na 260ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino o recadastramento biométrico ordinário, não obrigatório. A medida também está sendo implementada em outras mais de 50 cidades do interior mineiro. Os eleitores desses municípios, ao procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral, terão seus dados biométricos coletados.
Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título de eleitor (se tiver). O atendimento para os eleitores de Paraíso e São Tomás ocorre no Cartório Eleitoral que funciona na Avenida Doutor Delfim Moreira,1146, no centro e que atende pelo telefone 3531-5355. Os eleitores desses municípios, ao procurarem o atendimento da Justiça Eleitoral, terão seus dados biométricos coletados. 
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de São Sebastião do Paraíso, Danilo Nascimento Borges, o atendimento foi iniciado na segunda-feira (8/5). “Estive no Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte, passei pelo treinamento, toda a nossa equipe também foi habilitada para este processo e já estamos atendendo à comunidade de Paraíso e São Tomás que fazem parte da nossa comarca eleitoral”, explica. Desde o início da semana ele explica que tem feito cerca de 10 atendimentos por dia.
Ainda de acordo com Danilo como forma de organizar a prestação do serviço de biometria, é necessário fazer um agendamento prévio. “Vamos atender neste sistema as pessoas que forem tirar o título de eleitor e também aquelas que necessitarem da segunda via. É preciso confirmar o agendamento através do site do TRE/MG ou pelo Disque Eleitor 148, para marcar a data e a hora”, esclarece. Ele afirmou que a iniciativa visa não tumultuar os trabalhos já que existem outros trabalhos sendo realizados no cartório. 
O chefe do Cartório também informou que no futuro será feito outro tipo atendimento com o chamamento dos eleitores para se cadastrarem no novo sistema. “Para as próximas eleições em 2018 as urnas já estão preparadas para receber o voto dos eleitores nos dois sistemas, sendo o tradicional e o biométrico”, observa. Ele enfatiza que para fazer o recadastramento de todo o eleitorado da Comarca seria necessário um maior número de funcionários e equipamentos. “O sistema foi mudado e agora o cadastramento é feito de forma gradativa”, completa. 
Na região, Itamogi foi a primeira cidade a iniciar o processo de cadastramento biométrico tendo as atividades iniciadas em março. Agora a medida está sendo estendida para as comarcas de Passos que abrange ainda São João Batista do Glória, que formam junto a 209ª Zona Eleitoral. Também inclui a 189ª ZE de Muzambinho e Juruaia; e a 182ª ZE de Monte Santo de Minas e Arceburgo.
Com o início do recadastramento biométrico ordinário nesses 50 municípios, Minas agora soma 486 cidades com biometria não obrigatória. Além dos municípios com atendimento biométrico ordinário, ainda há os que estão passando por revisão biométrica obrigatória e mais 80 municípios que já possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria. No total, a biometria abrange o eleitorado de 570 municípios mineiros.