PRAÇA DE ESPORTES

Situação da Praça de Esportes e implantação do SESC em Paraíso voltam a ser discutidos

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 26-05-2017 08:05 | 1092
Foto de Reprodução

Em resposta a ofício de iniciativa do vereador Sérgio Aparecido Gomes (PSD), endereçado a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de São Sebastião do Paraíso solicitando esclarecimentos sobre situação da Praça de Esporte Castelo Branco, o secretário Tomás Salviano Martins, encaminhou a Casa uma carta comentando a atual conjuntura em que se encontra a celebração de convênio que envolveria a Prefeitura de Paraíso e a Fecomér-io para recuperação da Praça de Esportes e implantação do SESC no município.
O secretário informou que durante o encontro que aconteceu na Prefeitura de Paraíso em março deste ano com técnicos do SESC, entre eles o arquiteto Heitor Costa, o analista de planejamento Diego Dias da Cruz e o gerente de manutenção Helberth Alisson Visconde, foram entregues a eles documentos como a planta baixa da Praça de Esportes, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, matricula e arquivo digital arquitetônico do imóvel para análise e elaboração de um relatório em que são avaliados a estrutura do prédio e toda a área interna e entorno da Praça para adequação das atividades a serem desenvolvidas pelo SESC.
“A Prefeitura está aguardando o retorno e anuência do SESC para início das providências legais para celebração do convênio que trará enormes benefícios para a tradicional Praça de Esportes Castelo Branco e para a comunidade paraisense nas atividades esportivas e lazer”, destacou o secretário. Tomás informou ainda que atual situação da Praça é de preocupação do município e que a Prefeitura tem feito o possível para solucionar o problema.
“Sobre a situação de precariedade e abandono em que se encontra a Praça de Esporte Castelo Branco, é uma preocupação constante desta Secretaria e também da Prefeitura visando sanar os problemas de manutenção existentes no imóvel. Resaltamos que a Praça de Esportes possuiu uma diretoria legalmente constituída e vigente, tendo a mesma firmado convênio anual com a Prefeitura, que tem arcado com as despesas de água, energia elétrica e cedendo produtos de manutenção de limpeza das piscinas. A Prefeitura, buscando alternativas viáveis para a solução desses problemas citados, entrou em contato com o SESC de Minas Gerais procurando viabilização de convênio para funcionamento das atividades esportivas SESC na Praça”, destacou.
De acordo com o secretário, em outubro passado, o prefeito Walker Américo Oliveira, acompanhado do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, participou em Belo Horizonte de almoço com o presidente da Federação de Comércio de Minas Gerais  (Fecomercio), Lázaro Luiz Gonzaga e, durante o encontro, foram realizadas tratativas para a retomada da parceria visando à implantação do SESC em São Sebastião do Paraíso. 
“A obra está paralisada há sete anos devido mudanças no projeto e dificuldades de capitalização de recursos, no entanto, o presidente da Feco-mércio assegurou que o município paraisense terá, sim, a implantação dos serviços do SESC e que isso poderá acontecer em breve”, acrescentou o secretário.
Para o presidente da Câmara, Marcelo de Morais (PSDB), a resposta do secretário já era esperada pelos vereadores. “Nós ficamos preocupados que enquanto essa resposta não vem, a Praça de Esportes fica naquela situação em que se encontra. Gostaríamos de solicitar depois do secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo para que ele pudesse ir nos posicionando realmente de como está a questão do SESC, uma vez que enquanto isso não for definido, a Praça ficará abandonada”, disse.
O vereador Vinício José Scarano Pedroso (SD), sugeriu que a comissão da Câmara que acompanhada a questão da Ufla/SESC, acompanhasse mais de perto. “Não é aguardar eles virem até nós, mas solicitar ao prefeito e ao secretário de Esporte que sempre que tiver alguma novidade no processo da Ufla/SESC, nós participarmos e nós, também, provocarmos algumas reuniões. Muita gente duvida, tendo em vista o histórico, mas se conseguirmos que o projeto seja encaminhado com a comissão, será um ganho muito grande para a cidade”, ressaltou Vinício.
O líder do prefeito na Câmara, Jerônimo Aparecido da Silva (DEM), informou que nesta quarta-feira (24/5), há a possibilidade de algum representante do SESC vir a Paraíso para se reunir com o prefeito onde devem ser indagadas essas questões. Os vereadores sugeriram participar da reunião e Marcelo voltou a dizer que precisaria de uma resposta rápida porque tem “ouvido muita conversa em relação à questão da Ufla” e, com a instabilidade política por qual o país atravessa, isso possa vir a prejudicar o andamento do desenvolvimento desses projetos.
“O nosso medo é que fica se falando em trazer a Ufla para Paraíso, mas se formos analisar, há várias condições para que ela venha, e nosso medo é justamente esse, que lá na frente fique apenas na conversa e realmente as coisas não aconteçam”, relata Marcelo. 
Vinício lembrou que a aprovação da vinda da Ufla para Paraíso existe desde 2008 e pediu aos pares que, tendo em vista a nova legislatura, para que eles fizessem de tudo para tornar isso uma realidade.  “A implantação do SESC é um dos passos iniciais, caso não dê certo a situação deve se complicar”, completou.