XADREZ

Inaugurado na Arena Olímpica o melhor Centro de Treinamento de Xadrez do Brasil

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 07-06-2017 07:26 | 1587
Etapa 22 do Circuito Blitz do CXSSP 2017
Etapa 22 do Circuito Blitz do CXSSP 2017 Foto de Reprodução

Dia mais do que especial para o xadrez de São Sebastião do Paraíso/MG no último sábado (3/6), com a inauguração do monumental Centro de Treinamento MN Jair Vicente Domingues nas modernas instalações da Arena Olímpica. O CT é o mais completo do Brasil da modalidade xadrez! 
Presença ilustre na cidade do GM Krikor Sevag Mekhitarian (da capital paulista), bicampeão brasileiro e pessoa muito carismática no meio enxadrístico, que veio exclusivamente para a inauguração e tomou parte em intensa programação com simultânea, desafio de GMs (frente ao GM Evandro Amorim Barbosa) e cerimônia de premiação do Circuito Blitz, com inauguração oficial do CT. 
A comunidade paraisense passa a ter agora um Centro de Treinamento de Xadrez de primeiríssima qualidade, onde os enxadristas já tradicionais do município podem interagir com jovens talentos descobertos no Projeto de Xadrez nas Escolas que conta com mais de 5 mil alunos tendo aulas semanalmente e que tem a empresa Laticínios Aviação como apoiadora e realização da Federação Mineira de Xadrez (na pessoa de sua presidente Luciane Sepúlveda Viana), projeto esse do Governo de Minas Gerais coordenado pelo GM Evandro Amorim Barbosa, contando com grande número de professores. 
Parabéns ao presidente do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - CXS SP, GM Evandro Amorim Barbosa, e ao mantenedor e grande benfeitor do xadrez paraisense Thales Braghini Leão pela estrutura de primeiro mundo do CXSSP. 
Agradecimento especial ao incentivador do xadrez local há muitos anos Tomás Salviano Martins, secretário de esportes, por destinar espaço nobre na Arena Olímpica para o xadrez (um andar inteiro!) e felicitações ao homenageado e parceiro de tabuleiro há décadas - o mestre nacional e amigo Jair Domingues - agora imortalizado na história do xadrez de Paraíso ao ter seu nome cravado nas letras do CENTRO DE TREINAMENTO MN JAIR VICENTE DOMIN-GUES! 
Que Deus abençoe a todos que fizeram e fazem do xadrez de São Sebastião do Paraíso/MG um referencial de como se deve tratar um esporte tão dignificante quanto este que praticamos... 
Vida longa ao xadrez paraisense! 



 



NOTA DO CXSSP 
Em sua página no Facebook o CXSSP emitiu a seguinte nota: 
“Inaugurado na Arena Olímpica o Centro de Treinamento MN Jair Vicente Domingues 
Foi inaugurado oficialmente o novíssimo Centro de Treinamento MN Jair Vicente Domingues. 
Foi realizada uma breve cerimônia com a presença do Presidente do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - CXSSP (Evandro Amorim Barbosa), o Vice-Presidente (Gérson Peres Batista), além do Secretário Municipal de Esportes (Tomás Salviano Martins) e do Grande Mestre Krikor Mekhitarian. 
O dia foi de muitas atividades no clube, encerrando com uma bonita festa de inauguração. 
Foi oferecida uma merecida homenagem a um dos grandes pioneiros do xadrez parai-sense, o veterano Mestre Nacional Jair Vicente Domingues, de 74 anos de idade. 
O mestre recebeu uma placa da diretoria da associação. 
Também foram premiados os cinco primeiros no torneio de blitz (etapa 22), contando pontos para o ranking internacional. 
Os cinco primeiros foram, em ordem de classificação: GM Krikor Mekhitarian, GM Evandro Barbosa, MN Gérson Batista, Dwlyan Santos e Júlio Kawagoe. 
O Centro de Treinamento é composto de 5 mesas dignas de grande mestre, com tabuleiros digitais em todas elas. 
Com isso, o CXSSP entra na primeira linha do xadrez, podendo transmitir ao vivo as melhores partidas jogadas em nossos torneios. 
Além disso, também foram inauguradas as galerias de Campeões do Mundo, dos Grandes Mestres brasileiros e das mulheres de destaque. 
A galeria feminina é um grande orgulho do clube, que vem sempre buscando meios de incentivar as mulheres a se interessarem mais pelo xadrez. Elas ganharam o local de maior destaque na sede, ficando acima das duas primeiras mesas! 
A diretoria do CXSSP agradece a presença de todos nos eventos do clube”. 



 



Fonte: www.cxssp.com.br

GM Evandro Amorim Barbosa  (São Sebastião do Paraíso) x GM Krikor  Sevag Mekhitarian (São Paulo)
Evandro Amorim Barbosa (presidente do CXSSP), Jair Vicente Domingues (homenageado) e Tomás Salviano Martins (secretário municipal de esportes)
Momentos antes da inauguração do Centro de Treinamento MN Jair Vicente Domingues