PROFISSIONALIZANTE

Rede profissionalizante amplia número de alunos e escolas participantes na 35ª SRE

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 23/06/2017 | Visualizações: 1094

Curso de Técnico em Informática para Internet está entre os cursos oferecidos em Paraíso na E.E. Clóvis Sagado - Foto de Divulgação

Três escolas estaduais da 35ª SRE (Superintendência Regional de Ensino), incluindo a E.E. Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso estão entre os estabelecimentos que vão participar de mais esta etapa do programa Rede Profissionalizante que vão oferecer cursos técnicos em 213 escolas do Estado. Os cursos de educação profissional oferecidos pela Rede seguem as orientações e diretrizes do Catálogo Nacional de Cursos e vão abranger 39.520 vagas, sendo que 115 novas instituições ingressantes.
As atividades dos novos cursos profissionalizantes estão programadas para serem iniciadas no segundo semestre deste ano. Técnico em Informática, Serviços Públicos, Enfermagem, Logística, Administração, Artes Circenses estão entre alguns dos cursos que as escolas integrantes da REDE (Rede Estadual de Educação Profissional) ofertarão, a partir de agosto, aos estudantes do ensino médio da rede pública, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, às pessoas que já concluíram os estudos em qualquer rede de ensino.
Conforme a direção de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação a iniciativa atende às demandas das comunidades e dos arranjos produtivos locais, as capacitações buscam contribuir para a profissionalização dos alunos e a inserção deles no mundo do trabalho. Outras novidades também vão marcar o início das aulas no segundo semestre, agendado para o dia 1º de agosto de 2017. Além de novos cursos, a Rede Estadual de Educação Profissional ampliou o número de vagas e de instituições participantes.
Ao todo são 37 cursos e 39.520 vagas, distribuídas em 988 turmas de 213 escolas estaduais em todas as regiões do estado. Nesse segundo semestre, 115 novas instituições, das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s), ingressaram na Rede. Entre elas estão a E.E. Clóvis Salgado (Paraíso), E.E. Américo Paiva (Monte Santo de Minas) e a E.E. Dr. André Cortez Granero (Guaxupé). Somente na Clóvis Salgado, estão previsto os cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde, Informática Para Internet, Administração e Secretariado. Somado estes cursos ofertarão 240 vagas, em seis turmas. Em Monte Santo serão 80 vagas em dois cursos e Guaxupé 320 vagas em quatro cursos e oito turmas. 
No ano passado, foram mais de 20 mil vagas, em 112 escolas. A meta estabelecida pelo governador Fernando Pimentel é a de ampliar, até 2018, para 300 o número de instituições e para 45 mil o número de vagas. As escolas são selecionadas de acordo com alguns critérios. Entre os pontos analisados constam as demandas constantes no plano de atendimento anual, que é um instrumento utilizado pela SEE para subsidiar suas diversas ações. Também é verificado se a instituição possui o Ensino Médio e está localizada em uma região de fácil acesso; além do critério orçamentário, que ajuda a definir o número de vagas que pode ser atendido. 


SELEÇÃO
A seleção e organização do processo seletivo dos estudantes será realizada, exclusivamente, pela instituição participante. Não há inscrição e o aluno interessado deverá procurar a escola para informar seu interesse em concorrer às vagas. O único critério que a SEE adota é que, caso o número de candidatos supere o de vagas, deverá ocorrer um sorteio público.
No final de junho e início de julho, a SEE publicará uma resolução especifica para designação de professores de Educação Básica que atuarão nas escolas que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Observando os termos da nova resolução, a designação será processada diretamente nas escolas estaduais e os critérios e procedimentos para a inscrição e classificação de candidatos seguirão as mesmas diretrizes da Resolução SEE Nº 3.204/2016. As dúvidas sobre o processo de designação devem ser esclare-cidas pelo e-mail sps.dgep @educacao. mg.gov.br.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897