LITERATURA

E.E. Paula Frassinetti desenvolve Projeto de Literatura em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 16/07/2017 | Visualizações: 1385

Projeto possibilita interação entre professor e aluno - Foto de Reprodução

Alunos e professores da Escola Estadual Paula Frassinetti, em São Sebastião do Paraíso estão desenvolvendo um Projeto de Literatura possibilitando aos estudantes aprofundarem no conhecimento de vários escritores brasileiros. Entre os objetivos propostos pela escola está a compreensão da importância e da produção de texto no dia a dia do cidadão. A professora universitária Marília de Souza Neves foi uma das convidadas a participar dos debates que estão sendo realizados e enfatiza a importância do envolvimento de todos que estão envolvidos no projeto. 
Entre os objetivos do projeto está a proposta de oferecer condições aos alunos para que eles mantenham contato com a disciplina, por meio do estudo de obras relevantes. A iniciativa propõe o estudo das biografias de vários escritores nacionais. Entre as metas estabelecidas ainda consta a apropriação dos recursos da Literatura para ampliar sua visão do mundo e despertar a sensibilidade para a grandeza das obras existentes, aprofundando na discussão e reflexão sobre o conteúdo dos textos apresentados e estudados. 
O projeto abrange os alunos do sexto e sétimo anos e também envolve os professores de Língua Portuguesa. Entre as atividades realizadas consta a leitura de textos e obras literárias. Também constam entre os aspectos de aprofundamento a encenação de textos literários, apresentação de músicas, danças e declamação de poesias. A professora universitária Marília de Souza Neves que possui vasta experiência em diversos personagens da Literatura Brasileira, com os quais desenvolve um trabalho em várias escolas do município, foi uma das convidadas a participar dos debates com os estudantes da E.E. Paula Frassinetti.
Marília explanou sobre a importância da escrita e da leitura para qualquer cidadão, falou sobre Monteiro Lobato, um grande inspirador em sua carreira, da sua relevância para a Literatura Brasileira, principalmente a infantil. "Foi um bate-papo muito proveitoso e descontraído, possibilitando a interação entre os alunos", descreve. Ela define o encontro como oportunidade de plantar mais uma semente e apostar no futuro. "Para mim, é uma honra realizar um trabalho dessa natureza. Conversar com alunos sobre literatura hoje significa plantar uma semente de consciência, a qual, possivelmente, irá germinar e dar bons frutos no amanhã", comenta.
Segundo o diretor Léo Revelini Naves, o trabalho com a literatura contribui muito no processo de ensino e de aprendizagem, na medida em que desperta nos alunos o prazer e o interesse através dos mais diferentes tipos de livros e histórias. "A palestra com a escritora Marília foi muito importante para despertar o interesse dos alunos pela escrita e leitura, pois propicia várias aprendizagens sobre o escritor Monteiro Lobato e também sobre a sua experiência de escritora", finaliza. 
A professora destaca que o encontro realizado possibilita uma troca de informações importantes para o desenvolvimento do ensino e aprendizado. "Por meio de nossos relatos e exemplos, os leitores têm a oportunidade de visua-lizar a escrita de maneira mais ampla, pois ficam sabendo que, para escrever, é preciso mais do que inspiração e técnica, necessário dedicação", relata. Marília Neves enfatiza que a proposta apresentada é bastante enriquecedora e tem despertado os alunos a terem mais interesse pela disciplina da maneira como o projeto esta sendo apresentado aos estudantes.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897