LITER ARTE

Variedade cultural comprova sucesso do projeto Liter’Arte

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cultura | 26/07/2017 | Visualizações: 894

Festival reúne diversas atrações artísticas e culturais promovidas pelos alunos da Faculdade de Pedagogia - Foto de Reprodução

A realização do Festival Liter’Arte que neste ano completou a sua quinta edição comprova por sua variedade de atrações culturais o sucesso de suas realizações ao longo do período. Quem acompanhou as apresentações dos alunos nas suas múltiplas apresentações no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em 19 de junho pode atestar o quanto este trabalho que envolve os universitários da Faculdade Calafiori tem contribuído para o desenvolvimento cultural e intelectual de seus participantes. 
De acordo com a definição de seus idealizadores, o Liter’Arte visa o desenvolvimento de práticas de leitura e produção textual, misturando literatura, teatro, música e dança. Durante as apresentações o público teve a oportunidade de conferir vários números musicais, com danças, paródias e interpretações diversas. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos da Faculdade de Pedagogia e que contaram com a colaboração de professores e estudantes da instituição. 
A aluna Karolaine Pizanti, do 3º Período de Pedagogia comenta que o projeto a ajudou a compreender a literatura de forma mais ampla. “Nós usamos a leitura e a escrita de uma maneira diferente, aprendendo a dar mais valor a ela. É um evento que modifica a capacidade de entendermos o mundo e, principalmente, trabalharmos com os nossos sentimentos mais profundos”, define. 
Ela completa destacando que trata-se de um trabalho em equipe com apoio da sociedade. “Isso proporciona a nós, futuros pedagogos, um trabalho elaborado em equipe e com o apoio da sociedade, possibilitando momentos de transformação, nos preparando para lidar com a diversidade que iremos encontrar na escola ou em qualquer ambiente onde atuarmos, nos auxiliando a nos tornarmos educadores, transformadores e detentores de mudança e esperança”, completa. Karolaine se diz mais preparada para despertar nas crianças o gosto pela leitura.
Marília de Souza Neves, docente da Faculdade Calafiori relata que sente-se realizada por participar da idealização e do desenvolvimento do festival. “Este projeto há cinco anos tem ganhado formas e contornos mais elaborados, envolvendo não apenas nossos alunos de graduação em Pedagogia, como também crianças, jovens, professores e a população paraisense de um modo especial”, avalia.  Ela cita a necessidade de fomentar boas práticas pedagógicas, aguçar o gosto dos alunos pelo ler e contribuir para uma sociedade que mantenha contato significativo com a leitura e a escrita, que valorize as manifestações artísticas, visualizando a literatura como necessária à nossa existência.
Para a estudante Elis Regina Dias Barbosa, do 7º Período de Pedagogia, da Faculdade Calafiori este foi quarto e ultimo ano em que sua turma pôde transformar a literatura e os conhecimentos adquiridos no curso em magia. “Sonhamos com as nossas apresentações, com o que gostaríamos que as pessoas sentissem, e quando ao fim de cada apresentação vemos os sorrisos estampados nos rostos das crianças e de todos aqueles que lá estão nós temos a mais linda forma de gratidão”, opina.
Elis define o Liter’Arte  como sendo mais que um projeto de faculdade. “Ele é um sonho que podemos realizar, é mágica se tornando realidade, é cumplicidade que construímos, é a união que nos fortalece e é prova de não existe idade para imaginar. A estudante teceu elogios a idealizadora do projeto. “Com o intuito de nos proporcionar a vivência pratica da leitura, a professora Marília Neves nos presenteou com o Liter’Arte, este projeto se tornou o queridinho do curso de Pedagogia, já que nos traz momentos prazerosos de união”, avalia. Ela finaliza citando que o trabalho realizado possibilitou grandes conquistas no campo profissional”. 
Para finalizar é preciso agradecer ao projeto Liter’Arte pelo bem que é feito aos nossos corações ao longo destes quatro anos, pela oportunidade de podermos ter recuperada a inocência de criança que sonha e acredita com simplicidade no bem, que vê nos contos de fadas muito mais do  que uma simples historia, que pode ver o mundo de imaginações contidas dentro de um livro e o universo maravilhoso das letras capaz de nos transformar e de nos encantar”, conclui. 
Conforme a professora Liter’Arte extrapola as paredes do Ensino Superior e adentra espaços que oportunizam o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da pesquisa, da produção textual. “Por meio dos trabalhos apresentados, verifico que meus alunos protagonizam sua história acadêmico-profissional, tornando-se, consequentemente, pessoas mais sensíveis, autônomas, distanciando-se do senso comum e ampliando sua visão a respeito do mundo do qual fazem parte”, finaliza.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897