QUEIMADAS

Bombeiros atendem ocorrências de queimadas

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 07/08/2017 | Visualizações: 198

- Foto de Clélio/Tiel Jornal do Sudoeste

O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso foi acionado na quinta-feira,3, para o atendimento a pelo menos dois casos de incêndios em terrenos baldios em diferentes regiões da cidade. Um dos casos registrados durante a tarde foi entre os bairros Sassafrás e Independência. A falta de chuvas e o tempo seco são condições propícias para que nesta época aumentem os casos de queimadas no perímetro urbano e também na zona rural do município. 
As ocorrências registradas fizeram com que várias partes da cidade fossem tomadas por uma densa camada de fumaça, inclusive no centro. Diante do clima seco, as pessoas reclamam pelo incômodo causado e principalmente em função da saúde. Pessoas de idade e crianças são as que mais sofrem os efeitos quando também ocorre uma maior busca por atendimento médico nas unidades de saúde e também na UPA, com pacientes que reclamam de problemas respiratórios. 
As queimadas costumam ocasionar grande destruição e nos últimos anos a incidência de focos de incêndio tem aumentado por toda a cidade. A origem pode ser espontânea, provocada por efeitos naturais, ou pela ação do homem, por descuido ou até mesmo intencionalmente. Por isso, o Corpo de Bombeiros mantém o alerta para o início do período mais intenso da seca em toda a região. 
Para ajudar a diminuir os focos de incêndio os bombeiros recomendam que as queimadas sejam feitas somente com autorização de órgãos competentes, como o IEF (Instituto Estadual de Floresta). Esta ação deve ocorrer de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo.
Além disso, existe a recomendação  para evitar a propagação das chamas como não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação. Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata. Outra dica é não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897