AGRONEGÓCIOS

Minas Gerais abre as inscrições para o “14º Concurso Café de Qualidade”

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 08/08/2017 | Visualizações: 309

Amostras serão analisadas por uma equipe de fiscais que avaliará os melhores produtos selecionados - Foto de Divulgação

A Emater/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) já está recebendo as inscrições para a realização da 14ª edição do Concurso Café de Qualidade. O órgão divulgou o regulamento com as regras, prazos e outros detalhes sobre o certame. Podem participar produtores de café de todo o território mineiro que deverão se habilitar até meados de setembro. O resultado final somente será conhecido em dezembro quando acontecerá a premia-ção aos melhores classificados. 
O concurso é organizado pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado da Agricultura, juntamente com a Emater/MG, IFSul de Minas, Ufla e Faepe (Fundação de Apoio, Ensino e Extensão). Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores dos municípios mineiros com amostras de café Arábica produzido por eles no ano de 2017, que se enquadrarem nas categorias de café natural e cereja descascado. As amostras devem representar fielmente o lote, cuja as amostras devem ser entregues no escritório local da Emater/MG. A entrega do material para a primeira fase deverá ocorrer até o dia 15 de setembro de 2017 nos escritórios da Emater.
A comissão julgadora é composta de, no mínimo 10 classificadores e degustadores de café, devidamente credenciados pela comissão organizadora. Eles terão a função de receber as amostras codificadas e lacradas para avaliação e classificação de forma isenta e imparcial. Verificar as amostras recebidas atendem as exigências mínimas estabelecidas para o Concurso, desclassificando aquelas que estiverem fora das especificações. A primeira etapa será de caráter eliminatório e os cafés selecionados serão reamostrados por uma equipe da Emater/MG.
As amostras da última etapa sensorial do concurso deverão ter notas a partir de 84 pontos na segunda etapa. Nos meses de setembro, outubro e novembro será feita as análises e julgamento das amostras. O encerramento está previsto para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro em datas a serem definidas pela organização. Outros detalhes do concurso podem ser conferidos no regulamento do concurso disponível no site e nos escritórios da Emater/MG.
Conforme a organização o objetivo é o de contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. Quanto a premiação, receberão certificados e homenagens apenas os cafeicultores obtiverem pontuação a partir de 84 pontos e que estiverem entre os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras de cada categoria.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897