ENERGIA

CEMIG instala religadores de energia em Paraíso e região

Religador ajudará a reduzir a necessidade de deslocamento de equipes

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 10/08/2017 | Visualizações: 260

Religador ajudará a reduzir a necessidade de deslocamento de equipes - Foto de Reprodução

Quem sofre com constantes quedas de energia no bairro onde mora pode ficar esperançoso de que estes problemas registrados com muita frequência no mês passado pode estar chegando ao fim. Isso porque a Cemig está com uma operação em andamento para instalação de 1,9 mil religadores trifásicos na rede de distribuição que atende 8,2 milhões de clientes em Minas Gerais, inclusive na região de São Sebastião do Paraíso. 
Segundo informações divulgadas pela concessionária, mais de R$ 80 milhões estão sendo investidos na compra desses equipamentos. Conforme a empresa, os aparelhos que estão sendo instalados devem melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, os equipamentos reduzirão a necessidade de deslocamento de equipes de manutenção para locais com queda de luz.
Na região, além de São Sebastião do Paraíso em breve, devem ser atendidas os municípios de  Claraval, Ibiraci, Capetinga, Cássia, Pratápolis, Itaú de Minas, Passos, Sacramento, Conquista, Delta, Delfinópolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino, entre outras. A instalação destes dispositivos já está sendo realizada na maioria destas cidades.
De acordo com Marcos Arruda, gerente de Automação e Planejamento da Operação da Distribuição da Cemig, o grande benefício da instalação desse equipamento é a redução do número de clientes atingidos nas interrupções e também a redução do tempo médio de duração das interrupções. Além dos religa-dores trifásicos, a Cemig está instalando 950 religadores monofásicos, que impactam na redução do número de interrupções, principalmente nas áreas rurais.
A expectativa é que com as instalações dos equipamentos os transtornos registrados em junho e julho com frequentes interrupções de fornecimento de energia em toda a região a situação seja restabelecida.  “Com esses novos equipamentos, esperamos uma melhoria nos indicadores que medem a qualidade do fornecimento de energia, com redução no tempo e na quantidade das interrupções para os clientes da Cemig”, diz o gerente.  Arruda afirma ainda que esperamos, ainda, redução no número de interrupções. “Principalmente em redes rurais extensas e com número elevado de clientes, cujo atendimento tende a ser mais demorado devido à distância percorrida pelas equipes até os locais da manutenção”, comenta Marcos Arruda.

 

O EQUIPAMENTO
O religador é instalado no poste para proteger o sistema elétrico e reduzir o efeito das falhas transitórias que interrompem o fornecimento de energia, como o toque acidental de árvores na rede. Ele atua isolando o trecho com problemas e possibilitando a conexão em outro circuito próximo, que passa a ser a fonte de alimentação.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897