APC

Satisfação plena

Por: Fernando de Miranda Jorge | Editoria: cultura | 16/08/2017 | Visualizações: 801

- Foto de Reprodução

Antes de mais nada, será preciso uma advertência. E ela vem, nada menos, nada mais, pelo filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella - "A satisfação plena é assustadora: ela conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência. A satisfação acalma, limita, amortece". Também, não esquecer Guimarães Rosa, que dizia: "O animal satisfeito dorme". Diante dessas obviedades, o alerta vale contra o risco de cairmos na monotonia, porque a condição humana perde substância e energia, quando se sente plenamente confortável, rendendo-se facilmente em repousar e cair na acomodação. Entretanto, meu ângulo é outro. E não quero aprofundar mais, limitando-me a ver nas pessoas o ar da satisfação plena, que algumas estampam. 
Como é bom ver gente alegre, feliz e contente. Isto é raro hoje em dia. Geralmente as pessoas estão tristes e aparentemente infelizes. Sabem? Não conseguem separar o joio do trigo. Problemas e mais problemas. Mas quem não os tem? Nossa, como é agradável ver as pessoas - mesmo com tudo isso contrariando - ainda demonstrarem alegria. Dá outro ânimo em nós. É aquela história de viver os bons e preciosos momentos da vida. Encontrar os amigos, diga-se de passagem, não tem nada a ver com isto ou aquilo. Sair, passear, descobrindo lugares nunca antes visitados, dentro do nosso contexto, e dar boas risadas, mantermos assuntos interessantes, substituindo aquelas matérias ruins e inoportunas dos noticiários da mídia em geral. 
Acho, sinceramente, momentos assim fazem-nos voltar ao passado recente, quando viver a vida em brancas nuvens era melhor. O mundo era sadio, sem muitas exigências. Ainda dá tempo de viver melhor, gente. Vamos olhar nos olhos dos transeuntes e... "Oi!", "Bom dia!", "Boa noite!", "Como vai?", "Marcamos um encontro?", "Saudades de você!". E então?


FERNANDO DE MIRANDA JORGE
Acadêmico Correspondente da AP
Jacuí/MG
E-mail: fmjor31@gmail.com

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897