LIDERENÇA

Jerominho deixa liderança do prefeito na Câmara

Por: João Oliveira | Editoria: politica | 16/08/2017 | Visualizações: 2353

Vereador deixou liderança alegando desrespeito do Executivo. Em sessões passadas, Jerominho já havia informado que não estava sendo atendido pelo prefeito - Foto de ASSCAM

O vereador Jerônimo Aparecido da Silva anunciou na sessão de segunda-feira (14/8), que deixou de ser líder do prefeito Walker Américo Oliveira na Câmara Municipal. A notícia de que ele havia entregado a carta de renúncia ao prefeito, já vinha sendo ventilada na última sexta-feira (11/8), mas até então não se sabia a razão alegada. Em plenário, o vereador afirmou que não estava sendo respeitado e que por este motivo estava deixando o cargo.
“Eu entendo que o líder tem que ser mais respeitado pelo Executivo e confesso aos senhores que não foi isso o que aconteceu. Sendo assim, eu prefiro ficar da forma que sempre estive em meus mandatos: livre para votar aquilo que minha consciência mandar”, destacou o vereador.
O vereador e presidente da Casa, Marcelo de Morais, se manifestou sobre a decisão. “Existem alguns momentos que nós precisamos tomar algumas decisões que permitem que tenhamos sucesso ou não, cometamos erros ou não, mas uma coisa nós nunca pode deixar de pleitear, que é de ser respeitado”, criticou.
Segundo Marcelo, o prefeito está desrespeitando não somente o líder dele, mas também a Câmara. “Isso eu falo como presidente da Casa. A atitude do senhor (Jerominho) foi de homem. O que o senhor fez simplesmente mostra que nós estamos cobrando dele que ele tenha respeito com o cidadão, porque quando ele deixa de atender ao senhor como líder ou qualquer outro vereador, ele está deixando de atender o cidadão”, disse o presidente. 
Marcelo acrescentou ainda que um vereador deixar de ser líder é uma atitude complicada. “Nós sabemos o quanto será difícil essa articulação do novo líder, porque um prefeito que demonstra claramente que não respeitou o líder dele nos seis primeiros meses, vai ter que mudar completamente o contexto a administração para respeitar o próximo líder, isso se houver um líder aqui para assumir esse cargo”, ponderou.
“Há algumas questões que infelizmente passam pelo crivo do prefeito de não respeitar realmente a Casa ao não responder os ofícios da forma que deveria e ao não participar efetivamente e dando participação ao que é combinado. Recentemente, aprovamos o projeto da OAB, e o que ficou combinado é que haveria uma solenidade e nós não fomos convidados para participar. Ou seja, tudo isso faz com que enxerguemos a forma como se quer tratar; eu acredito que a atitude do senhor (Jerominho) foi muito corajosa perante tudo o que tem acontecido no governo Walker”, completou o vereador.
O primeiro secretário da Casa, vereador Luiz Benedito de Paula, também se manifestou e disse que causou estranheza em saber que o vereador Jerominho não estava sendo respeitado e que a atitude com o prefeito em relação aos demais vereadores não era esta, e sim “tranquila e serena”.
“Em um caso desses, seria interessante fazer uma reunião com os vereadores e com o Executivo para haver uma equalizada. Eu acredito que o líder tem que passar e receber informações para o prefeito, sempre para agregar. Eu não sabia que havia esse desrespeito”, afirmou o vereador.
Jerominho ressaltou que o intuito dele como líder era de ajudar. “Confesso que em todos os meus mandatos, nunca tive vontade de ser líder, mas com o objetivo de tentar ajudar, e até pela experiência como vereador, eu aceitei o cargo. Mas qualquer colega pode aceitar a liderança, e talvez qualquer um que venha a aceitar seja tratado de maneira diferente”, completou o vereador.
O Jornal do Sudoeste entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, que informou  que ainda não foi discutida a questão da liderança do prefeito Walkinho na Câmara e que por enquanto o cargo ficará vago. Informou também que a Prefeitura acredita que não houve desrespeito com o vereador, mas que não iria se manifestar sobre as declarações de Jerominho. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897