VÔLEI FEMININO

Paraíso irá sediar Campeonato Brasileiro de Vôlei Feminino sub-19

Por: Roberto Nogueira | Editoria: esporte | 20/08/2017 | Visualizações: 193

Arena Olímpica será preparada para receber mais uma competição de alto nível - Foto de Reprodução

São Sebastião do Paraíso já está iniciando os preparativos para sediar a realização do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino, sub-19. O município vai receber na Arena João Mambrini jogos de seleções de vários estados durante a competição que será realizada em outubro e integrará as comemorações de aniversário da cidade. O acerto foi feito durante encontro entre o secretário municipal de Esportes, Tomás Salviano Martins com representantes da Federação Mineira e Confederação Brasileira de Voleibol, ainda no início do primeiro semestre deste ano.
A FMV (Federação Mineira de Vôlei) oficializou Sebastião do Paraíso como sede do Campeonato Brasileiro de Seleções Feminino Sub-19, que acontece entre os dias 01 e 06 de outubro. Além da Seleção Mineira, o campeonato contará com as seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul. 
A proposta é fazer um campeonato de alto nível, não só dentro de quadra, mas no que diz respeito a um cronograma paralelo de eventos culturais e sociais, já que o torneio coincide com a semana de comemoração do aniversário da cidade.
Minas Gerais é uma das referências no voleibol nacional em vários aspectos como o número de atletas inscritos na FMV, organização de eventos, títulos nacionais e internacionais. Também se destaca pelos trabalhos realizados nos clubes nas categorias de base, envolvimentos dos grandes e pequenos municípios do Estado com a modalidade, entre outros. Com essa pluralidade, muitos torneios nacionais e internacionais são realizados fora da área metropolitana, com o apoio das Assessorias Regionais, o que aumenta a facilidade de organização e conhecimento do local.
Somente neste ano foram realizadas duas categorias do Campeonato Brasileiro de Seleções em Uberlândia. A primeira a ser disputada foi a Sub-18 Masculina, posteriormente a Feminina, ambas tiveram o apoio e coordenação, da Assessoria Regional 1, do Triângulo Mineiro. A Federação Mineira de Voleibol voltou a realizar edições do CBS após três anos. A última edição foi em 2014 com a categoria Sub-20 Masculina, em Sete Lagoas. Na ocasião a Seleção de São Paulo levou o título de campeã, Rio Grande do Sul a prata e Espirito Santo o bronze. Em 2017 são três categorias, duas foram realizadas em Uberlândia e a próxima será entre em outubro, em São Sebastião do Paraíso.
A primeira partida realizada no ginásio foi justamente nesta modalidade e envolveu as equipes do Sada/Cruzeiro x Brasília pela Liga Nacional de Vôlei, em março de 2010. O local já abrigou competição internacional como a Copa América de Basquete em 2012. A Arena Olímpica também já foi local de treinamentos para diversas seleções nacionais e internacionais em diferentes modalidades nos últimos anos. Além disso tornou-se palco para decisões de importantes competições como a Taça EPTV de Futsal e Liga Nacional de Futsal entre outros eventos de destaque.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897