AGESTÃO AMBIENTAL

Paraíso terá segundo módulo sobre Gestão Ambiental Participativa

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 23/08/2017 | Visualizações: 830

No primeiro módulo ocorrido em junho foram realizados debates sobre o impacto ambiental da linha de transmissão na região - Foto de Roberto Nogueira

São Sebastião do Paraíso sediará entre os dias 11 e 12 de setembro a realização do segundo módulo de Gestão Ambiental Participativa, do Programa de Educação Ambiental (PEA). O evento é uma promoção da Cantareira Energia, através do empresa Ecology Brasil e que tem a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O encontro será realizado no anfiteatro do Ceduc, no período de 8h às 17h.
O programa tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a Política Ambiental nos municípios que são cortados pela Linha de Transmissão Estreito/Fernão Dias e subestações associadas. O projeto abrange os 29 municípios pertencentes às áreas de estudo, sendo 18 no Estado de São Paulo e 11 em Minas Gerais.  Esta etapa do projeto dá continuidade ao Programa de Educação Ambiental e do processo de licenciamento da Linha de transmissão (LT) 500 kv.
A ação é desenvolvida pela Ecology Brasil, empresa de consultoria ambiental contratada para a execução destas atividades conforme previsto no plano básico ambiental do empreendimento. De acordo com o consultor Márcio Ranauro, "neste segundo encontro trabalharemos sobre o fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente, aprofundando questões jurídico-institucionais, ferramentas e instrumentos da Gestão Municipal", comenta. 
As inscrições prévias podem ser solicitadas de forma gratuita através do endereço de e-mail educacao.ambiental@ enebec.com.br. É importante informar nome completo, instituição, cidade de origem e telefone de contato.
O curso visa reforçar a política de gestão ambiental compartilhada das cidades destacando o papel dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e a importância da participação no processo de gestão. Na primeira fase do programa - realizada em parceria com a Prefeitura, além de São Sebastião do Paraíso havia participantes de São Tomás de Aquino, Itamogi e Monte Santo de Minas. 
O encontro teve a participação de engenheiros, agrônomos, técnicos, professores, estudantes, representantes do governo e da iniciativa privada. Durante o encontro são apresentadas e debatidas questões jurídicas e institucionais quando são destacados os instrumentos e planos de responsabilidades dos municípios.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897