AGRONEGÓCIOS

Circuito Mineiro de Cafeicultura chega a Paraíso

Tema principal será o combate da broca do café, praga que prejudicou muito a qualidade do café desta safra

Por: João Oliveira | Editoria: agricultura | 28/08/2017 | Visualizações: 1171

Em Paraíso, a nossa principal palestra será sobre o controle da broca do café - Foto de Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

Na próxima semana será promovido em São Sebastião do Paraíso evento que integra o Circuito Mineiro de Cafeicultura, uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater, Universidade Federal de Lavras, Epamig e Prefeitura. O evento acontece na sede do campo experimental da Epamig, na quinta-feira (31/8).
Conforme explica o engenheiro agrônomo e estensio-nista agropecuário da Emater de São Sebastião do Paraíso, João Bosco Minto, esse é 15º evento que é realizado e percorre 25 municípios do Sul de Minas. No último ano, Paraíso foi escolhida para sediar o evento.
"Esse circuito é uma relação de palestras com temas de interesse para o cafeicultor conforme o que é vivenciado naquele período. Em Paraíso, a nossa principal palestra será sobre o controle da broca do café, que é um problema muito sério que estamos tendo nos últimos dois anos porque parece que os produtos que estão no mercado não estão conseguindo atingir o objetivo", elucida.
O engenheiro agrônomo explica ainda que os produtos de combate à broca ofertados no mercado nos últimos anos não conseguiram atingir a porcentagem necessária de controle da praga. Pensando nisso, um especialista na área, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Epamig, Júlio César de Souza, abordará o assunto "situação atual do controle da Broca".
O agrônomo destaca ainda que a broca prejudicou muito a qualidade do café, principalmente este ano, porque os resultados não foram tão expressivos quanto esperado pelos produtores. "O índice de incidência da broca na nossa região foi bastante acentuado. A colheita já está se encerrando, mais de 90% realizada e entraram alguns cafés de boa qualidade, sim, mas estamos tendo dificuldade em relação aos grãos, que estão mais miúdos, sendo necessário maior quantidade para compor a saca", destaca.
Segundo Bosco, também serão abordados outros assuntos, entre eles a gestão da propriedade cafeeira, a importância da calagem na fertilidade do solo, além de visita aos estandes e ao campo experimental da Epamig. O evento terá abertura às 8h, com recepção e inscrição dos produtores, com abertura às 9h e palestras entres as 9h30 e 11h30 e almoço de confraternização ao 12h.


LOCAL
O evento acontece na próxima quinta-feira (31/8), entre as 8h e 12h, na sede do Campo Experimental da Epamig, estrada via Guardinha, KM 12,5. Mais informações podem ser obtidas na Emater de São Sebastião do Paraíso por meio do telefone 3531-2567.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897