TAÇA PARAÍSO

Impasse burocrático adia o começo da Taça Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Editoria: esporte | 09/09/2017 | Visualizações: 742

Enquanto a bola não rola equipes farão jogos amistosos em preparação para o início do campeonato - Foto de Arquivo

Um impasse envolvendo a AFAP (Associação de Futebol Amador Paraisense) e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso resultou no adiamento do início da Taça Paraíso marcado para este domingo. Após a divulgação dos jogos da primeira rodada, na noite de terça-feira (5/9), a entidade emitiu um comunicado informando sobre o cancelamento das 10 partidas das séries A e B. Na quarta-feira (6/9), o secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, emitiu nota justificando a necessidade de abertura de processo de licitação para selecionar uma entidade parceira para organizar o campeonato.
De acordo com o comunicado da diretoria da AFAP a prefeitura teria descombinado o acordo que o prefeito Walker Américo e o secretário Tomás Martins haviam apresentado com a associação, que seria contratada para realizar a competição. “Informamos que tudo que foi informado e combinado não veio a ocorrer e a associação irá ter que participar de uma licitação marcada para dia 22 de setembro”, anuncia. Com isso todas as datas e organização do torneio ficarão suspensas até a realização da licitação, “diferente do que ficou decidido com o prefeito e com o secretário de esportes”.
Ante a frustração dos jogadores, dirigentes e torcedores a associação lamentou o ocorrido e a decisão tomada na última hora. “Pedimos desculpas às equipes que se encontram todas preparadas para iniciar a competição. Informaremos a partir do dia 22 os andamentos da realização ou não do evento pela AFAP”, completa o comunicado assinado pela a direção.
A prefeitura também emitiu nota de esclarecimento sobre o assunto justificando a mudança de posicionamento. “O prefeito Walker Américo Oliveira e o secretário de Esporte, Tomás Salviano Martins, assumiram um compromisso com a AFAP (Associação de Futebol Amador Paraisense) de estudar a possibilidade de celebrar um convênio entre as partes, para repassar uma subvenção à Associação para realização de competições de futebol e futsal na nossa cidade”, descreve.
Por questões burocráticas o assunto foi analisado na Prefeitura pelos setores de Controle Interno e Departamento Jurídico. “Prontamente o prefeito pediu à Assessoria de Controle Interno que fizesse uma análise nesta possibilidade e, ainda, que fizesse a minuta do convênio que seria encaminhado para a Câmara Municipal. A minuta foi feita e aprovada por nós, inclusive com valores determinados, mas, faltava passar pela análise da Procuradoria Jurídica da Prefeitura para ver sua legalidade. Infelizmente, juridicamente o convênio não foi autorizado por não atender as exigências da lei, e nos foi orientando que fosse feito um chamamento público”.
Segundo a Prefeitura, com a negativa a presidência da AFAP foi comunicada com cópia da decisão da Procuradoria Jurídica sobre o convênio, ainda em agosto, relatando a impossibilidade da parceria nos moldes anunciado inicialmente. “No mesmo encontro informamos que teria um chamamento público. Assim sendo, a AFAP sabia que teria uma licitação e desta forma, não poderia marcar data para iniciar a competição sem saber o resultado da mesma”, acrescenta.
Contudo, o prefeito e o secretario asseguram que têm interesse em passar a competição para a associação, mas, “acima da nossa vontade está a Lei, e não podemos modificá-la para atender nossa demanda”, diz. O secretário nega que o campeonato não será realizado, mas sim terá seu início adiado. “Em nenhum momento foi dito pela Prefeitura que o Campeonato não será realizado, pelo contrario, a licitação está marcada para acontecer no dia 22 de setembro, às 13h30, o que deverá apenas atrasar o inicio da competição em alguns dias”, finaliza.
Em 2015 a organização da Taça Paraíso realizada pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso foi promovida pela Ligaminas Eventos, de Passos. A empresa dirigida pelo empresário Neymar Silveira Reis também seria responsável pela organização da competição ano passado, mas acabou desistindo devido a problemas burocráticos e financeiros encontrados junto à Prefeitura local. Há dois anos, atletas e dirigentes elogiaram a condução, seriedade e responsabilidade dos trabalhos, principalmente em relação ao aspecto disciplinar que foi muito rigoroso em relação a jogadores e equipes que descumpriram o regulamento.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897