JOGOS ESCOLARES

Atletas paraisenses defendem Minas nos Jogos Escolares da Juventude

Por: João Oliveira | Editoria: esporte | 16/09/2017 | Visualizações: 228

Ana Paula Finco Silva - Foto de Reprodução

Três atletas paraisenses fazem parte da delegação mineira que desde a terça-feira,12, está em Curitiba (PR) disputando a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Considerada uma das maiores vitrines para a revelação de novos atletas para o País a competição reúne cerca de quatro mil jovens de 12 a 14 anos disputam medalhas em 13 modalidades. Os atletas de Paraíso defendem Minas Gerais em provas individuais da natação e do ciclismo.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, abriu os Jogos Escolares da Juventude 2017, etapa de 12 a 14 anos. A cerimônia foi no ginásio do Círculo Militar e contou com a presença de aproximadamente dois mil atletas que vão participar das competições, que acontecem até 21 de setembro. 
Parte dos atletas mineiros do módulo I (12 a 14 anos) que participam dos Jogos Escolares da Juventude chegou à Curitiba no começo da semana. As provas tiveram início no dia 12 e se estendem até o dia 21. A competição reúne estudantes atletas de escolas públicas e particulares de todo o país. Somente a delegação mineira é formada por 168 atletas representando 68 escolas, sendo 79 das modalidades individuais.
Entre eles estão os paraisenses a ciclista Ana Paula Finco Silva, a nadadora Bruna Rodrigues Araújo, da E.E. Paraisense, além do nadador Flávio Henrique Fagundes, do Colégio Galileu. Ainda de Paraíso também já foi convidado para o Módulo II, com idade entre 15 a 17 anos, o nadador Vinício Bozzelli Pereira, da E.E. Benedito Ferreira Calafiori. Ele competirá em novembro, em Brasília. Também participa a técnica Silmara Ortega Queiros.
Os atletas competem em partidas de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e futsal. Todos os estados enviaram equipes, além da representante da cidade-sede. As instituições públicas respondem por grande parte das 1.401 escolas, com representantes de 475 cidades. São 501 instituições estaduais, 14 federais, 334 municipais e 552 particulares.
Neste sábado, 16, embarcam outros 83 estudantes para as competições de modalidades coletivas. São os campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2017, que partem em busca de medalha na etapa nacional, e disputam no atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
No Jogos Escolares de Minas Gerais a Secretaria de Estado de Educação possibilita ao estudante a formação além dos muros da escola. “No momento dos jogos eles exercitam seu protagonismo de melhor qualidade. A Secretaria de Educação investiu nesse ano R$ 4 milhões auxiliando no deslocamento dos atletas e em sua alimentação”, anuncia a Coordenadora de Esporte Educacional da SEE e interlocutora dos Jogos Escolares em Minas Gerais, Celina Sousa Gontijo.
Na próxima edição o Jornal do Sudoeste trará resultados obtidos pelos atletas paraisenses. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897