FINALISTA

Aluno da E.M. Ibrantina Amaral é finalista do “EPTV na Escola”

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 21/09/2017 | Visualizações: 2757

Estudante Filipe Bícego da Escola Municipal Ibrantina segue representando Paraíso no concurso de redação - Foto de Reprodução

A EPTV divulgou a lista das redações semifinalistas do concurso EPTV na Escola – 2017. Seis estudantes da região da 35ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) de São Sebastião do Paraíso, incluindo o aluno Filipe de Andrade Godinho Bícego, da E.M. Ibrantina Amaral que está entre os classificados. O projeto está em sua 18ª edição e traz como tema de redação “Se esta rua, se esta rua fosse minha... Por quê? Não é?”
O EPTV na Escola envolve, todos os anos, cerca de 90 mil estudantes do último ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual, escolas particulares, do SESI e EJA – Educação de Jovem e Adulto. De São Sebastião do Paraíso foram 12 escolas da rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino que se inscreveram. Ao todo foram  606 estudantes paraisenses que fizeram redações para o concurso. 
Do município participam 112 alunos das escolas Francisco Daniel (29), Ibrantina Amaral (31), Napoleão Volpe (18) e Roque Scarano (24). Entre as escolas do estado estão 427 estudantes da E.E. Benedito Ferreira Calafiori (64), Ana Cândida de Figueiredo (80), Inês Miranda Almeida (29) e Paraisense (254). Na rede particular foram inscritos quatro estabelecimentos: Colégio Crescer (17), Colégio Galileu (16), Colégio Paula Frassinetti (31) e Colégio Nesfa (13).  
Na semana passada os alunos de Paraíso que tiveram suas redações selecionadas na etapa municipal estiveram em Varginha e conheceram as instalações da EPTV. Além deles também compareceram estudantes das cidades de Arcebur-go, Monte Santo de Minas, e São Tomás de Aquino. Eles participaram ainda de uma visita a um shopping daquela cidade e puderam assistir a um filme.
O objetivo do projeto é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento. Na região de Sul de Minas participam 132 municípios. No total são 21.827 redações. Dia 26 de outubro será a premiação dos 10 vencedores.
Com o título “Simples atitudes, grandes mudanças”, Filipe Bícego está entre os finalis-tas do concurso. Da região também se destacam Laura Carmelita Caram  (E.E. Dr. Wenceslau Braz), Giovana Magalhães Borges e Fernanda Lopes Falacini, ambas da Escola Degraus, de Monte Santo de Minas. Ainda estão entre os classificados Tiago de Souza Figueiredo, da E.E. Coronel João Ferreira Barbosa (São Pedro da União); e Mikaely Silvério Silva, da E.M. Monsenhor Ernesto Cavichioli, de Itaú de Minas.
Os alunos finalistas serão personagens de reportagens que serão feitas em suas respectivas cidades. Esse trabalho será agendado para as próximas semanas. Os dez finalistas também permanecerão um dia na cidade onde será a solenidade de entrega de prêmios, com direito a trazer um acompanhante, preferencialmente pai ou mãe, ou responsável maior de 21 anos. 
A premiação da 18ª edição do concurso prevê que os classificados entre o 1º e 10º lugares receberão um televisor HD, enquanto que professores orientadores dos finalistas receberão um tablet. O diretor da escola vencedora também será contemplado com um tablet e o estabelecimento receberá um data show. 
Os dez alunos e respectivos professores orientadores ganham certificado de participação e classificação no concurso. Os dez alunos e respectivos professores orientadores ganham certificado de participação e classificação no concurso. Caso o professor oriente mais de um aluno que fique entre os dez finalistas, este ganhará apenas um prêmio.


 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897