UNIVERSIDADE

Implantação do Sesc e da Universidade de Lavras em Paraíso: mais um grande passo

Fecomércio aprova permuta da Praça de Esportes pela área onde seria construído o Sesc

Por: João Oliveira | Editoria: educacao | 03/10/2017 | Visualizações: 4112

- Foto de

Em reunião realizada em Belo Horizonte entre o prefeito Walker Américo Oliveira e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG), Lázaro Luiz Gonzaga, foi aprovado por unanimidade a operação que realizará a troca dos imóveis onde se localiza a Praça de Esporte Castelo Branco e terreno em que antes seria construído o Sesc e, que deve ser transferido para construção de campus da Universidade Federal de Lavra em São Sebastião do Paraíso. 
Desde o  início do ano vêm sendo realizadas tratativas com a Fecomércio-MG visando a permuta para a instalação do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Sebastião do Paraíso, já que é de interesse do município a revitalização da Praça de Esportes Castelo Branco e a vinda tanto do Sesc quando da Ufla para o município. Meados deste ano, técnicos da Fecomércio estiveram em São Sebastião do Paraíso para vistoriar a Praça e fazer avaliação da área, que teve valor estimado em cerca de R$ 20 milhões.
Diante disto, a expectativa operação para troca do terreno que hoje pertence ao Sesc, localizado aos fundo do Califórnia Garden e está avaliado em cerca de R$ 22 milhões, com a área do Praça de Esportes deve acontecer em breve. Feita a troca, o município deve passar a área para a Universidade Federal de Lavras, que aguarda apenas a finalização dessa transferência para dar início a construção do seu campus no município. 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo, o próximo passo deve ser reunião que envolve representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com a finalidade de ratificar a operação entre o município e a Fecomércio-MG.
“Estamos extremamente otimistas que dê certo, porque é de interesse do Sesc e isso foi amplamente debatido na reunião. No âmbito estadual está tudo acertado, mas precisa dessa ratificação por parte da CNC. Para nós é um ganho enorme, porque a partir do momento que essa operação for finalizada, nós teremos a garantia de que o Sesc virá para Paraíso e esse sonho, que começou lá no passado, irá se materializar”, destaca.

 

RELEMBRE 
Em março desde ano uma equipe técnica do Sesc esteve em São Sebastião do Paraíso para conhecer a Praça de Esportes Castelo Branco. Antes de realizar a visita, houve um encontro entre o prefeito e a equipe, e o prefeito Walkinho destacou que a preocupação do município não era o que seria gasto para que esse projeto acontecesse, mas a valorização do espaço que já existe há cerca de  47 anos.
Isso também foi destacado pelo analista de planejamento do Sesc, Diego Dias da Cruz, ressaltando que de igual maneira o intuito da instituição é oferecer atendimento de qualidade à população em cinco áreas: saúde, educação, esporte, lazer e assistência.
Cruz explicou que a análise do espaço seria feita levando em consideração vários setores ligados às áreas de saúde, educação, lazer, esporte e assistência do Sesc, além de um levantamento socioeconômico da população de São Sebastião do Paraíso, o que seria constado em relatório e analisado por um conselho e presidência do Serviço Social do Comércio, em Belo Horizonte. 
A reunião que aconteceu na última terça-feira (26/9) entre o prefeito, assessores e o presidente da  Fecomércio-MG, Lázaro Luiz Gonzaga, foi mais um passo rumo ao sonho da implantação da Ufla e do Sesc no município, que nos próximos meses deve ter resultado conclusivo.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897