REDAÇÃO

Aluno de Paraíso vence concurso de redação do programa Campo Limpo

Por: Roberto Nogueira | Editoria: educacao | 14/10/2017 | Visualizações: 4577

Trabalho de estudante paraisense é anunciado como vencedor do concurso nacional de redação - Foto de Reprodução

O estudante João Gabriel da Silva, da Escola Municipal Napoleão Volpe, em São Sebastião do Paraíso é o vencedor do concurso de redação realizado pelo PEA (Programa de Educação Ambiental) Campo Limpo. Criado pelo o inpEV em 2010, em parceria com as centrais de recebimento, o programa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No intervalo de um mês é o segundo aluno da Rede Municipal de Ensino premiado em concurso nacional. 
Os materiais didáticos da edição 2017 do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), chegaram entre março e abril nas escolas que se inscreveram nas centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Este ano, o Programa realizou a distribuição de 8 mil kits pedagógicos contra os 7 mil kits de 2016. O concurso teve a participação de 2.060 escolas de 274 municípios, atingindo mais de 210 mil alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A novidade desta edição é um vídeo educativo que introduz o conteúdo e ajuda educadores a usar o kit pedagógico em sala de aula.
O tema deste ano é uma continuidade da edição anterior quando os alunos trabalharam com a questão dos “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”. No entanto, o foco agora é o papel das escolas em formar cidadãos mais conscientes sobre a questão socioambiental. O conteúdo apresenta o conceito de Escola Sustentável, estimulando as reflexões sobre as características de uma escola comprometida com o meio ambiente.
O kit propôs ainda abordagens para que o educador estimulasse a participação dos alunos em discussões e práticas de gestão de resíduos. Outro destaque do ano é o estímulo à atuação na comunidade, reforçando o senso de compromisso com os cuidados com o planeta. Esses conceitos estão presentes em todo o material de suporte oferecido aos educadores – Caderno do Professor, Jogo Colaborativo Guardições do Planeta, Cartaz “Calendário Ambiental da Turma” e Cartaz com a história em quadrinhos “Responsabilidade compartilhada: a escola no desafio dos resíduos”. Como apoio complementar para a comunidade escolar, o programa disponibiliza ainda um site (inpev.org.br/peacampolimpo), com conteúdos adicionais, e o jogo online Guardiões do Planeta, lançado no ano passado e que agora ganha nova edição.
Nesta etapa o desenho vencedor a nível local foi do aluno Pedro Paccini Silva Alves, integrante de uma das turmas do 5º ano Ensino Fundamental 1 da escola passense Lua de Cristal. Já na primeira colocação local da redação, o aluno paraisense João Gabriel da Silva, estudante da Escola Municipal Napoleão Volpe, foi o vencedor. Na próxima semana a direção da escola de Paraíso divulgará detalhes sobre o trabalho apresentado e a maneira como os alunos desenvolveram o projeto em sala de aula.
No intervalo inferior a um mês é o segundo estabelecimento da rede municipal de Paraíso premiado em concurso nacional. Antes o projeto desenvolvido pela professora Maria Emília Onuzik, da E.M. Morro Vermelho também foi premiado. Os estudantes participaram de atividades de educação e conscientização sobre redução de desperdício alimentar. O Dia Nacional do Campo Limpo na Escola é uma das iniciativas promovidas para comemorar o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) e leva as crianças do Ensino Fundamental uma programação especial, que inclui apresentação teatral, exposição de desenhos, gincanas, passeios ecológicos e produção de materiais com temas ambientais. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897