GILBERTO AMARAL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Editoria: brasil | 01/11/2017 | Visualizações: 2324

- Foto de FELLIPE SAMPAIO/SCOSTF e Carlos Humberto/SCOSTF

VERGONHA NO STF
Em toda a minha história política, e lá se vão sessenta anos, eu nunca vi tamanho desatino e desrespeito como está ocorrendo no Supremo Tribunal Federal. O episódio recente entre os ministros, Gilmar Mendes (foto) e Luís Roberto Barroso (foto), é coisa de meninos de grupo, briga em sala de aula.

 

Supremo era contra
Antes da mudança da capital vieram aqui dois ministros para ver a possibilidade da transferência do Supremo, o presidente Barros Barreto e o ministro Nelson Hungria. O grande comandante da mudança foi o doutor Filinto Maia, que me incumbiu de receber o presidente. Na hora eu retruquei e disse: Dr. Filinto, o senhor é quem deve que receber o presidente. E ele respondeu: “Não, fica do jeito que está. O presidente do STF achava que não tinha condições de mudar para cá naquele momento”. Eu, que falo o que tenho que falar, disse a ele: o Supremo funcionará no dia 21 de abril de 1960 em Brasília, quer o senhor queira ou não.

 

Era outro
A mais Alta Corte do país era formada por personalidades jurídicas das mais respeitadas em todo o país: não davam entrevista; só falavam nos autos; não saiam para bares e restaurantes e nem para jantares a não ser intimamente. Digo isto e quero respeito porque ninguém  acompanha o Supremo há 57 anos, como eu, modéstia à parte.
Nunca se viu em toda a história um bate boca em plenário entre dois membros da Suprema Corte do país, como aconteceu entre Gilmar e Barroso. 

 

Dentro do assunto
Faço isso com a autoridade do conhecimento que tenho pelo trabalho que sempre fiz perante eles, mesmo antes da mudança para Brasília. E tem mais, o desgaste do Supremo vem acontecendo dia após dia. E parafraseando Boris Casoy: “Isto é uma vergonha!”.

 

 

 

NOVA LEI
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que obriga restaurantes, lanchonetes, bares e confeitarias a informar, em seus cardápios, o valor calórico dos alimentos comercializados. Além disso, deverão avisar sobre a eventual presença de lactose e glúten nos alimentos, e alertar o consumidor sobre os perigos do sobrepeso e da obesidade para a saúde humana. 

 

Tramitação 
Conforme o substitutivo, os estabelecimentos que não ofereçam cardápios serão obrigados a afixar letreiro contendo as informações.
O texto, que já foi aprovado no Senado, tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Já no Japão...
Restaurantes e outros estabelecimentos, de olho no crescente número de pessoas que está cortando carboidratos de suas dietas a fim de perder peso ou evitar doenças relacionadas ao estilo de vida, estão aderindo à tendência low-carb. Pão, arroz e macarrão estão entre os alimentos que são ricos em carboidratos. Em meio à crescente popularidade de alimentos low-carb, deve-se notar que a restrição em excesso de carboidratos pode afetar de forma negativa a saúde de uma pessoa.

 

Na corte
BAILE DO AVIADOR

O Baile do Aviador é um evento de congraçamento entre oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), que conta, também, com a participação de membros da sociedade civil por ocasião das festividades alusivas ao Dia da FAB e do Aviador, comemorado no dia 23/10. Esse evento ocorre em várias Organizações Militares no Brasil. Em Brasília, aconteceu no dia 21/10, às 21 horas, no Clube da Aeronáutica. No evento, foi apresentada a nova campanha institucional da FAB “Dimensão 22”. A “Dimensão 22” apresenta o conceito que simboliza a responsabilidade da FAB no cumprimento de sua missão por meio das ações de Controlar, Defender e Integrar, num cenário tridimensional de 22 milhões de quilômetros quadrados.
O presidente do Clube da Aeronáutica, major brigadeiro Rui Chagas Mesquita e Kátia, o Chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica, major brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno e Thaís França Budô, e o Chefe do

 

Raice

 

Vinho em baixa
Produção mundial caiu 8,2%, em 2017, registrando o mais baixo resultado dos últimos 50 anos: Itália (-23%), França (-19%) e Espanha (-15%). As condições climáticas afetaram as vinhas europeias, onde encontram-se os três maiores produtores mundiais. Brasil (+ 169%) e Argentina (+25%) foram na contramão da tendência. Los hermanos são o sexto produtor e o Brasil ocupa a 14ª posição no ranking mundial. Uma oportunidade de abertura de mercado para os novos países produtores de vinho.

 

Emersão do Miolo
Expectativas, neste fim-de-ano, com a chegada ao mercado brasileiro e europeu do espumante Miolo Cuvée Brut. A edição limitada foi envelhecida em cave submarina. Miolo, única empresa brasileira a utilizar o método, retirou em outubro o primeiro lote da ilha de Ouessant, na Bretanha (França). As garrafas ficaram submersas durante um ano, numa temperatura entre 11 e 13 °C; condições ideais para envelhecimento, proporcionando a formação de aromas mais complexos.

 

Churrasco halal
Quando o país do churrasco se dirige ao mundo muçulmano e vira o maior exportador de carne bovina e de frango halal (com corte conforme o ritual do Alcorão). O Brasil exporta para 22 países islâmicos cerca de 2 milhões de toneladas ao ano. Esses números devem aumentar com o fim do contencioso movido contra a Indonésia na Organização Mundial do Comércio (OMC), que dificultava a entrada do frango halal brasileiro nesse mercado.

 

Livro das Horas
10 milhões de euros é a bagatela necessária para levar de volta à França o Livro das Horas de François. Esse tesouro sem igual, de 1538, será vendido, em 2018, por um antiquário de Londres. O museu do Louvre lançou um pedido de doações para recuperar a joia dos ourives franceses, coberto de ouro e pedras preciosas. O grupo LVMH se comprometeu em doar até € 5 milhões. Os generosos de plantão têm até 15/02/2018 para fazer uma doação no site www.tousmecenes.fr. As contribuições superiores a 1.000 € terão o nome de seus doadores relacionado com uma das pedras do livro. As horas estão passando para recuperar o tesouro perdido...

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897