CONCURSO

Cafeicultores de Paraíso são finalistas no Concurso de Qualidade Cafés de Minas

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 08/11/2017 | Visualizações: 2226

- Foto de Reprodução

Dois produtores de café de São Sebastião do Paraíso e outros de 18 municípios da região estão entre os finalistas do Concurso de Qualidade Cafés de Minas, realizado pela Emater/MG em conjunto com o Governo de Minas Gerais. O resultado da primeira seletiva foi divulgado no início desta semana e apresenta cafeicultores de todas as regiões do Estado. Agora as amostras serão novamente avaliadas e o resultado final deverá ser conhecido no início de dezembro. 
Entre os paraisenses finalistas estão a produtora Dagmar Resende Pimenta e Paulo Sérgio Lobo. Do município de Cássia está o maior número de cafeicultores da região selecionados para a próxima etapa. Em seguida aparecem produtores de outras cidades como Ibiraci, Jacuí e Muzambinho entre outras. Confira detalhes dos classificados da região no quadro em anexo. 
Conforme as regras estabelecidas pela Emater/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) poderiam inscrever produtores de café de todo o território mineiro. Eles se habilitaram para o certame até o dia 15 de setembro quando foram colhidas as amostras para a primeira seletiva do concurso. As amostras enviadas representam fielmente o lote selecionado para concorrer. 
O concurso é organizado pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado da Agricultura, juntamente com a Emater/MG, IFSul de Minas, Ufla e Faepe (Fundação de Apoio, Ensino e Extensão). 
A comissão julgadora é composta de no mínimo 10 classificadores e degustadores de café credenciados pelos organizadores. Eles tiveram a função de receber as amostras codificadas e lacradas para avaliação e classificação de forma isenta e imparcial.
As amostras da última etapa sensorial do concurso deverão ter notas a partir de 84 pontos na segunda etapa.  No período de novembro será feita as análises finais e julgamento das amostras. O encerramento está previsto para ocorrer em dezembro em datas a serem definidas pela organização. 
Conforme a organização o objetivo é o de contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. Quanto a premiação, receberão certificados e homenagens apenas os cafeicultores obtiverem pontuação a partir de 84 pontos e que estiverem entre os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras de cada categoria.


RELAÇÃO DAS AMOSTRAS DA REGIÃO FINALISTAS DO CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS DE MINAS GERAIS 2017
CATEGORIA CAFÉ NATURAL


Produtor  - Municipio
Antônio Aparecido Arantes - Cássia 
Cássio Gonçalves Corrêa - Cássia 
Claudeci Divino de Araújo e Outros - Juruaia 
Dagmar Resende Pimenta - São Sebastião do Paraíso 
Gilberto Gesaías da S. Robim - Cássia
Gilvane Donizete Arantes - Jacuí
Humberto Marquetti de Andrade - Cássia
Jamil de Oliveira - Jacuí
Jorge André de Araújo - Bom Jesus da Penha
José Renato Xavier - Cássia
Marília Cristina de Oliveira Alves - Cássia
Murilo Oliveira Rosa - Ibiraci
Paulo Sérgio Lobo - São Sebastião do Paraíso
Roberto Barbosa - Cássia
Samanta Maria Faleiros Corrêa - Cássia
Wlademir Donizetti da Silva - Muzambinho


CATEGORIA CAFÉ CEREJA DESCASCADO/ DESPOLPADO


Produtor - Municipio
João Onofre da Silva - São Pedro da União 
Sílvio Donizetti Domingos - Muzambinho
Zaira Campedelli Galante - Muzambinho

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897