COLEGIADO

Marcelo Morais tomará posse no colegiado dos Fóruns Regionais de Minas

Por: Roberto Nogueira | Editoria: politica | 08/03/2017 | Visualizações: 36

Presidente da Câmara, Marcelo Morais, representará Paraíso no programa do Governo do Estado - Foto de Reprodução

Prefeitos e vereadores dos 853 municípios mineiros já escolheram seus representantes para os colegiados executivos dos Fóruns Regionais de Governo. Na Regional Sudoeste, Território de São Sebastião do Paraíso foram eleitos Marcelo Morais, presidente da Câmara Municipal, e o Paulo Sérgio Gonarti, prefeito de Monte Santo de Minas. Os 160 eleitos tomam posse no próximo dia 13, em Belo Horizonte, e vão ocupar os cargos nos colegiados até o final de 2018.
As eleições foram realizadas durante os meses de janeiro e fevereiro em assembleias para prefeitos e vereadores. O processo aconteceu em cada um dos 80 microterritórios e contou com uma representação média de 60% das prefeituras e 70% das câmaras municipais. Os executivos e legislativos municipais receberam comunicado formal, telefonema de confirmação e, muitos deles, foram informados do processo eleitoral, pessoalmente, pelos secretários executivos dos Fóruns Regionais, que percorreram vários municípios antes do pleito.
O trabalho intenso de mobilização, feito pelo Governo de Minas Gerais, por meio da equipe da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), foi um dos aspectos que contribuíram para a alta adesão. "A mobilização foi muito importante porque deu legitimidade ao processo e o elevado índice de participação provou o êxito desse trabalho", afirma Luiz Antônio Ribeiro, coordenador do Núcleo dos Fóruns Regionais.
Segundo Ribeiro, as eleições deste ano para os colegiados foram mais representativas do que as de 2015, o que, na avaliação dele, mostra uma percepção positiva crescente dos prefeitos e vereadores em relação aos fóruns. Ele observa ainda que a adesão foi tanto quantitativa quanto qualitativa. O coordenador cita como exemplo o interesse, principalmente por parte dos prefeitos de cidades maiores. "Antes a participação desses municípios não era significativa. Desta vez houve uma disputa efetiva e, em alguns microterritórios, até acirrada, pela vaga nos colegiados", pontua o coordenador do Núcleo dos Fóruns Regionais.

 

INTERLOCUÇÃO
Nos colegiados, prefeitos e vereadores eleitos vão ser as vozes dos executivos e legislativos dos municípios, com suas especificidades regionais. Eles falaram da expectativa em relação aos trabalhos nos fóruns, demonstrando disposição para fazer a interlocução com a sociedade civil e o poder público.
Eleito para representar os vereadores do microterritório de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, diz que sua expectativa é de  de que as políticas estaduais cheguem até o cidadão.  "Nosso maior desafio e não é  só meu mas de todos os vereadores é fazer com que os assuntos sérios debatidos saíam de fato do papel e vão para a execução de fato", comenta.
Ele aponta que alguns assuntos de interesse municipal e regional serão tratados com prioridade. "Sobre projetos e ações existem demandas municipais sérias ao meu ver e regionais também,  principalmente em relação à serviços prestados na Santa Casa e que estão diminuindo para a população.  Serviços em saúde pública,  educação e segurança pública não pode haver conversas envolvendo política senão ficamos fadados ao fracasso.  Nosso desafio maior é  fazer valer a voz do cidadão em todos os fóruns", completa.
Durante as assembleias para a realização das eleições para os colegiados executivos, os prefeitos e vereadores também puderam conhecer as diretorias e gerências regionais de empresas públicas do Estado, além das chefias de instituições e órgãos de Governo. Estiveram presentes representantes da Cemig, Copasa, Emater, Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Superintendências Regionais de Educação e de Saúde, entre outros. 

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897