APAE

Alunos da Apae participam de II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro

Por: João Oliveira | Editoria: educacao | 18/11/2017 | Visualizações: 1594

Alunos da Apae participam de II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro - Foto de Reprodução

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sebastião do Paraíso participaram do II Festival de Artes das Apaes do Sudoeste Mineiro que aconteceu em Guapé, onde dez cidades que compõem a regional das Apaes se reuniram para mostrar os talentos de seus alunos. Entre os participantes, o destaque foi para o aluno Lucas Alves e o Tai Chi Chuan, sob a tutela do mestre em artes marciais, Márcio Zaqueu.
Entre as cidades participantes estavam Guapé, Paraíso, Passos, Itaú de Minas, Carmo do Rio Claro, São Roque de Minas, Piumhi, Alpinópolis e Capitólio. Foram diversas apresentações artísticas, entre elas teatro, dança, dança folclórica, apresentação de cartazes, artes manuais, artesanato.
A Apae de Paraíso concorreu nas modalidades dança folclórica com a apresentação do Tai Chi Chuan; com o quadro "A bailaria", na modalidade pintura óleo sobre tela feita pelo aluno Lucas Alves e a professora voluntária Débora Peres; e na modalidade cartaz, também feito pelo aluno Lucas; e com cartões de natal feitos pelo aluno Wagner. Dentre as modalidades concorridas a Apae de Paraíso ficou em primeiro lugar na modalidade cartaz e dança folclórica, que devem concorrer no próximo ano no Festiva Estadual das Apaes.
Para Lucas, quem tem uma facilidade com desenhos e pinturas, foi uma satisfação muito grande poder participar, concorrer e ganhar em uma das modalidades. "Eu gosto muito de desenhar e criar, eu também consigo fazer ampliação de imagens que eu vejo", comenta o aluno. "Eu me sinto muito feliz poder estar realizando algo que eu gosto", acrescenta. Essa é a segunda vez que o aluno ganha nesta modalidade.
Para a terapeuta ocupacional Priscilla Dotteon "foi extramente gratificante participar do processo de criação desse cartaz, a criatividade surgindo a cada traçado do lápis e o surgimento de cada expressão sendo refletido através do colorido não há palavras que expõem o orgulho que sinto do Lucas, fui apenas o encorajamento e o apoio emocional, o talento é todo dele", destaca.
De acordo com a coordenadora da Apae, Ana Maria Reis, é muito importante a participação dos alunos nesses festivais. "Paraíso sempre marca presença e já ganhou várias vezes na regional e participou algumas vezes no Festival Estadual. Isso valoriza as habilidades dos alunos, trabalha a autoestima, autonomia e valorização das suas capacidades, além de um momento de integração entre outras Apaes e demonstrar tudo o que pode ser trabalhado na associação, principalmente demonstrar que os meninos tem habilidades que muitas vezes não conseguem trabalhar em outras instituições ou outras escolas", completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897