ROXO

Prematuridade é principal causa de mortalidade infantil

Por: Redação | Editoria: saude | 20/11/2017 | Visualizações: 3729

- Foto de Reprodução

Para celebrar o Novembro Roxo, mês Mundial de Sensibilização da Prematuridade, a Comissão de Humanização da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso realizou na tarde desta terça-feira (14/11), um Café da Tarde com gestantes. 
A equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionistas, recebeu quase 20 gestantes para um bate-papo informal. Elas puderam tirar dúvidas que naturalmente surgem durante a gravidez, trocaram experiências e receberam dicas importantes sobre o que deve ser evitado ou não durante a gestação para evitar um parto prematuro.
Depois da conversa, as gestantes conheceram a estrutura da Santa Casa, em especial a da maternidade e suas rotinas, por onde irão passar. Isto está acontecendo mensalmente no programa de gestante da Santa Casa, a fim de melhorar a estada das mães e seus filhos no hospital. Em seguida, as futuras mamães participaram de uma confraternização, “café da tarde”.
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos. A maioria dos casos de prematuros é decorrente de gestações na adolescência ou tardias, pré-natal deficitário e doenças maternas. O Novembro Roxo visa despertar a adoção de estratégias para diminuição da taxa de prematuridade.
As atividades do Novembro Roxo na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso não param por aqui. No próximo sábado (18), a Comissão de Humanização promoverá o I Encontro de Pais e Filhos Prematuros. O evento acontece às 9h, no Clube dos Médicos. A ideia é juntar famílias, pais, crianças, também profissionais da saúde e toda comunidade, levando conscientização sobre o tema para a população.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897