SEMINÁRIO

Prefeito participa do Seminário do Sebrae para simplificar a vida dos empreendedores

Por: Roberto Nogueira | Editoria: politica | 29/11/2017 | Visualizações: 4309

Prefeito Walker Américo e o secretário de Desenvolvimento Econômico participaram do evento - Foto de Denis Menezes

Com o objetivo de agilizar os procedimentos de registro de empresas em Minas Gerais, o Sebrae Minas realizou na segunda-feira,27, em Belo Horizonte o seminário Simplifica Minas.  O evento reuniu cerca de 400 pessoas representantes de municípios mineiros entre prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento e das esferas estadual e federal. Segundo Walker Américo, prefeito de São Sebastião do Paraíso, a reunião foi produtiva e poderá trazer resultados positivos para os municípios. 
A iniciativa tem por objetivo favorecer e incrementar o número de Salas Mineiras do Empreendedor, espaços idealizados pela parceria Sebrae-Jurem-Prefeitura, onde o micro-empreendedor individual (MEI) obtém todas as informações e canais necessários para abertura e manutenção de seus negócios. Instaladas em espaços cedidos pela prefeitura, as Salas atuam sob metodologia e respaldo fornecido tanto pelo Sebrae como pela Jucemg.
Como atores importantes no processo, outras entidades também estiveram presentes no Seminário. Participaram membros da Receita Federal do Brasil (RFB), Corpo de Bombeiros e a consultoria Endeavour que, na oportunidade, fez o lançamento do Índice de Cidades Empreendedoras em 2017. De um total de 32 municípios apontados na sondagem, dois são mineiros - Belo Horizonte e Uberlândia. Durante a solenidade, 150 prefeitos assinaram os Termos de Adesão para implantação da Sala Mineira do Empreendedor em seus territórios.
Conforme o prefeito Walker Américo na sua passagem por Belo Horizonte na manhã de segunda-feira foi importante a participação no Seminário do Sebrae. “Participei deste encontro que tem a finalidade de simplificar a vida dos empreendedores e estamos olhando esta questão com muito carinho por aqueles que atuam nesta área em nossa cidade, a fim de tomar conhecimento e abrirmos a Sala do Empreendedor em Paraíso. Isso irá facilitar a vida dos empresários paraisenses”, observa. 


AS SALAS
O advento da Sala Mineira do Empreendedor facilita, e muito, a vida dos empreendedores. Com ela, o tempo médio gasto para abertura de uma empresa em Minas é de sete dias. Anteriormente o prazo médio era de até 60 dias. Entre os serviços disponibilizados estão desde as orientações sobre processo de registro empresarial, licenciamento ambiental, cadastro de fornecedor da Prefeitura, mapas de oportunidades. Também constam na relação das oportunidades a serem trabalhadas a  distribuição de material informativo, consulta de viabilidade, integração Redesimples e Minas Fácil, protocolo de licenciamento municipal, emissão de certificado de Microempreendedor Individual, declaração do Simples Nacional e capacitações.
O projeto das Salas foi lançado em março passado. Desde então, além dos 150 Termos de Adesão que foram firmados no Simplifica Minas, 23 municípios mineiros já estão com suas unidades em pleno funcionamento.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897