BANDEIRAS

Congadas: Levantamento de Bandeiras é neste domingo

Por: Roberto Nogueira | Editoria: acidente | 30/11/2017 | Visualizações: 4654

- Foto de Reprodução

A solenidade de levantamento das bandeiras será realizada neste domingo, 3, em São Sebastião do Paraíso. O evento marca de forma oficial o início da festa da Congada com celebrações religiosas e apresentações dos ternos de Congo e Moçambique a partir das 16 horas, na Praça Comendador José Honório (Matriz). Conforme Heraldo Bícego presidente da comissão organizadora os detalhes da festa deste ano já está acertada com os dirigentes dos ternos. "A expectativa é mantermos a tradição de realizarmos uma grande festa para os paraisenses e visitantes", comenta. 
O levantamento das bandeiras está confirmado para acontecer no domingo. De acordo com Vicente de Souza Neto, coordenador da parte religiosa a programação já está definida. No início da tarde, a partir das 13 horas os ternos sairão para a busca das bandeiras nos bairros em várias regiões da cidade. "Teremos às 16 horas a chegada na Praça da Matriz e às 16h30 a missa com a benção aos capitães e envio para a festa deste ano", comenta.
A procissão das bandeiras acontecerá a partir das 17h30 e o levantamento será às 17h45. Na solenidade são realizadas homenagens a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos, São Jerônimo e Santa Catarina, padroeiros da festa.
Uma das novidades da Congada deste ano é a presença de um novo terno de Congo, o Novo Milênio. No ano passado o grupo apresentou-se na terceira noite dos desfiles com o nome de Amigos de Paraíso e agora em 2017 participará de todos os dias. "Novamente neste ano não teremos concurso e a verba aser distribuída aos ternos é de R$ 110 mil", explica o presidente da Comissão Organizadora, Heraldo Bícego. 
As apresentações deverão ocorrer até as 2 horas da madrugada, por isso, a partir do dia 26 as apresentações ocorrerão a partir das 19h30. "Cada Terno de Moçambique terá 15 minutos e cada Terno de Congo terá 25 minutos, exceto o terno Caçulas de Paraíso que apresentará em 15 minutos", anuncia.
A organização da Congada de 2017, igual ocorreu no ano passado será de responsabilidade da Afessp (Associação Folclórica das Escolas de Samba de Paraíso). A entidade foi a única que apresentou toda documentação e melhor proposta dentro do processo de licitação da Prefeitura destinada a realização da festa. A associação tem como tendo como presidente, Heraldo Bicego; e vice-presidente João Batista Rocha. A associação também será a responsável pela montagem da infra-estrutura da festa como arquibancadas, palanque, som e iluminação.
Confira no quadro em anexo a ordem dos desfiles dos ternos no Levantamento das Bandeiras:
• Ternos de Moçambique: São Benedito, Zambiê de Angola, Nossa Senhora do Rosário, Diamante e Santos Dumont
• Ternos de Congo: Xambá, Anjos de S. Benedito, Novo Milênio, Sabiá, Veteranos, Bela Vista, Filhas de Paraíso, Ipiran-ga, Canários Paraisense, Caçulas de Paraíso e União

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897