DESAFIOS CRESCIMENTOS

Acissp e Sebrae promovem seminário “Desafios do Crescimento” em Paraíso

Por: João Oliveira | Editoria: cidades | 11/12/2017 | Visualizações: 5105

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), realizou na quarta-feira (6/12), seminário intitulado “Desafios do Crescimento”. O objetivo foi trata - Foto de Reprodução

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), realizou na quarta-feira (6/12), seminário intitulado “Desafios do Crescimento”. O objetivo foi tratar sobre questões para fortalecer as habilidades dos empresários  para que eles possam permanecer e se firmar no mercado. O evento durou o dia todo e teve palestras ministradas pelo escritor, investidor e palestrante João Kepler; pelo especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching, Eduardo Shinyashiki; e da  professora de ética e responsabilidade social pela Fundação Dom Cabral, Maria Flávia Bastos. 
Conforme explica o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos, a ONU fez um trabalho há muitos anos para formar empreendedores que poderiam encontrar expectativas de negócios a serem desenvolvidos com sustentabilidade. “Fez isso no mundo inteiro, inclusive no Brasil: é o Empretec. Não é todo mundo que entra nesse sistema, os empresários precisam passar por uma avaliação porque é preciso ter um perfil. Nós já fizemos esse trabalho junto ao Sebrae diversas vezes e nossa cidade é uma referência na região”, acrescenta.
Pensando em incentivar esses empresários, Sillos comenta que a Acissp e Sebrae promoveram diversas palestras para dar fôlego aos empreendedores de Paraíso. Pelo menos 50 convidados participaram do evento. “Saímos revigorados”, destaca.
“As palestras foram um sucesso e tivemos também um case de sucesso. Ficamos o dia todo reunido no CAT Acissp, onde surgiram várias propostas de desenvolvimento. Foi muito bom. O principal objetivo foi fortalecer as habilidades de cada um visando à competitividade e disponibilidade de negócios no mercado”, completa Sillos.
Para João Kepler, o evento foi muito importante para Paraíso, pois trouxe ao município novas informações e oportunidades aos empresários. Kepler falou sobre os canais digitais e como o empresário pode usá-lo ao seu favor. “É muito mais que tecnolo-gia, é a maneira como a usamos. Mostrei como essa oportunidade, você sendo empresário, executivo,  funcionário de empresa, pode ser aproveitada tanto para empreender, quando usar em sua empresa e carreira. As profissões e os empregos estão mudando, e precisamos nos preparar para essa realidade”, comenta.
Eduardo Shinyashiki diz que a palestra é um lembrete para os empresários que a primeira parte de uma grande estratégia é definir o futuro e o cenário que se quer construir. “Desafios vão sempre existir, mas precisamos nos preparar, fortalecer e identificar para chegar nesse resultado. O que é que nós precisamos dominar em termos de competências e estratégias para criar um cenário que permita que essa realidade se torne uma referência, não somente regional, para todo o mundo? Estamos buscando novos horizontes, a era digital chegou, o marketing digital também. A pessoa que sabe usar isto, sabe se comunicar com o mundo todo e passa a ser uma referência onde quer que ela esteja. Mas do que trabalharmos sobre excelentes produtos e serviços é saber criar um posicionamento e ser encantador e envolvente dentro deste posicionamento de forma a fazer com que cada vez mais o brilho de todos os empresário da cidade possa se torna uma referência, não somente de produtos e serviços, mas de uma empresa realmente fantástica”, diz.
A empreendedora Tânia Mara, que ministrou o “case de sucesso”, também participou do programa Empretec. “Voltar aqui e falar sobre empreendedorismo e inovação de produto é uma forma de incentivar outras pessoas a olharem para sua empresa. Tenho ouvido muito dos empresários em não deixar a empresa envelhecer, e acredito que esse é um dos desafios para nós: estar sempre correndo atrás de inovação e melhorias de cada empresa, isso trouxe oxigenação para todos os empresários que estavam aqui, nós precisamos nos renovar e ter um novo olhar”, ressalta.
Para a professora de ética e responsabilidade social, Maria Bastos, a ideia foi tratar como a educação e empreendedorismos podem cada dia mais se encontrar para promover não somente o desenvolvimento econômico, mas também social e sustentável das cidades. Maria Bastos promoveu a palestra “empreendedo-rismo como mola propulsora para o desenvolvimento”.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897