PROJETO CIDADANIA

Sicoob Nossocrédito realiza Projeto Cidadania e distribui prêmios a alunos

Por: João Oliveira | Editoria: entretenimento | 11/12/2017 | Visualizações: 5433

- Foto de Reprodução

Com o objetivo de trabalhar os princípios do cooperativismo e estimular o hábito da leitura nos alunos de Paraíso e região, o Sicoob Nossocrédito realizou o Projeto Cidadania. Neste ano, 26 escolas de seis municípios e pelo menos 8.500 crianças participaram do projeto, que culminou com a entrega de prêmios na última semana. Pensando também em estimular a leitura, os alunos participantes foram agraciados com um livro escrito pela autora paraisense Maria Rita de Cássia Preto Miranda, intitulado “A lenda do peixe que queria ser estrela”. 
Conforme conta o presidente do Sicoob, Leonardo Lima Diogo, o trabalho que  é realizado junto às disciplinas como matemática, português e história, é feito por meio de uma cartilha pedagógica que é distribuída às escolas, onde o professor escolhe as atividades que irá trabalhar em sala de aula. O projeto, que dura cerca de quatro meses, termina com um concurso de frases que premia as melhores entre as escolas participantes e a melhor é selecionada para estar no material publicitário do Sicoob Nossocrédito.
“São assuntos correlacionados. Em matemática, por exemplo, ele aprende operações aritméticas envolvendo o dinheiro. Em história aprende a história do dinheiro, quantas moedas o país já teve, sobre o Plano Real, cruzeiro, e mesmo do dinheiro, como surgiu. Em português, os alunos trabalham questões correlacionas à dissertação e o sistema financeiro. Há também propostas onde o professor pode realizar um musical, teatro entre outras atividades mais lúdicas com os alunos”, conta.
São pelo menos dois meses de trabalho e após ocorrem às apresentações que são patrocinadas pelo Sicoob, que oferece o lanche e também patrocina a aquisição de alguns materiais para o desenvolvimento das atividades. “O projeto não termina aí, depois que é feito esse trabalho é realizado um concurso, este ano foi um concurso de estrofes com o tema ‘pequenos leitores, grandes escritores’”, conta.
O aluno que participou do projeto elabora uma estrofe que é escolhida em duas etapas. Primeiro cada escola seleciona cinco estrofes que, por sua vez, são disponibilizadas nas agências onde os associados do Sicoob votam nas que mais gostaram. “Após isto nós realizamos uma cerimônia comemorativa, onde premiamos as três melhores estrofes. Cada criança foi premiada com um notebook da Dell e a escola com um data show. A melhor frase é  escolhida e usada nos nossos informativos, como aconteceu no último ano”, completa Leonardo


PREMIAÇÃO
Os três alunos premiados este ano foram: Nicolly Melo Sales Luz da Escola Municipal Campos do Amaral, Henry de Oliveira Ramos da Escola Estadual Clovis Salgado e Maria Ester Ribeiro da Escola Estadual Coronel José Cândido.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897