SAÚDE ANIMAL

Seborréia

Por: Rogério Calçado Martins | Editoria: saude | 20/12/2017 | Visualizações: 947

- Foto de Reprodução

Seborréia caracteriza-se pela descamação aumentada da pele, com ou sem aumento da produção de sebo. A Seborréia pode ser seca, oleosa ou mista.
Na Seborréia Seca, o paciente apresenta pele ressecada, com descamação excessiva. Na Sebor-réia Oleosa há pele oleosa, perda de pêlos e odor desagradável. Na Seborréia Mista ocorre uma mistura desse dois tipos. Outros sinais podem estar presentes, como inflamação e infecção concomitantes.
Nos cães, a Doença Seborreica é quase sempre uma afecção secundária a algum outro problema, de forma que exames clínico, físico e até laboratorial devem ser realizados pelo Médico-veterinário.
A Seborréia pode estar associada a distúrbios endócrinos (ex: problemas de tireóide e/ou de hormônios sexuais), deficiências dietéticas, distúrbios de má absorção ou de má digestão, parasitismo intestinal, ectoparasitas, dermatofitoses, dermatoses alérgicas, causas ambientais (baixa umidade, banhos excessivos), doenças auto-imunes da pele, neoplasias cutâneas e piodermite. 
O tratamento envolve cuidar da seborréia propriamente dita e, ao mesmo tempo, a causa primária (se houver). Os objetivos do tratamento consistem em reduzir a descamação e oleosidade da pele e controlar a inflamação e infecção que podem estar ocorrendo. De acordo com cada caso, pode haver a necessidade de mudanças no manejo dietético e ambiental. Os medicamentos usados são diferentes para cada tipo de seborréia (seca, oleosa ou mista) e irão depender, também, da causa primária (se houver.
A cura, ou controle, da seborréia exige disciplina do proprietário, já que problemas de pele requerem tratamento por um tempo relativamente longo para apresentar resultados satisfatórios.

 

*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897