PRODUTORES RURAIS

Prazo para recadastramento de produtores rurais termina dia 29

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 27/12/2017 | Visualizações: 1306

- Foto de Reprodução

Na próxima sexta-feira,29, termina o prazo para que produtores rurais de São Sebastião do Paraíso e de todo o Estado realizem o recadastramento junto ao IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). O recadastramento é obrigatório e evita que o cadastro do produtor seja bloqueado pelo órgão. Para realizar o recadastramento, é necessário se dirigir até o escritório do IMA, portando CPF, documento de identidade (RG), comprovante de endereço e um número de telefone para contato.
Após o recadastramento, o produtor poderá solicitar a senha de acesso ao Portal do Produtor, onde poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), Documento de Arrecadação Estadual (DAE), fichas de quantitativo animal e realizar declarações de vacinas, serviços que foram disponibilizados online para evitar a necessidade de novos deslocamentos ao IMA. O escritório do Instituto está situado em sala anexa ao Sindpar (Sindicato dos Produtores Rurais) localizado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho. 
O recadastramento está regulamentado em portaria publicada no Diário Oficial Minas Gerais em 16 de setembro. O criador irá confirmar que permanece na atividade e a localização da sua propriedade, entre outros dados. O criador que não o fizer estará impedido de transitar com seus animais dentro e fora do estado. A medida também o impedirá de vender animais do seu plantel ou participar de eventos agropecuários. 
A medida tem o objetivo de regularizar os dados dos criadores junto ao IMA, tendo em vista que muitos produtores deixaram a atividade ou venderam seu rebanho e não comunicaram ao Instituto. Da mesma forma, muitos já faleceram e os familiares não comunicaram esse fato ao IMA. As duas situações contribuem para que o banco de dados do órgão não esteja fiel à realidade. O banco de dados do IMA possui atualmente cerca de 400 mil criadores cadastrados em todo o estado, 80% dos quais de bovinos.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897