CONCURSO

Minas tem edital de concurso na Educação com 32 vagas em Paraíso e 107 na 35ªSRE

Inscrições poderão ser feitas a partir das 9h do dia 26 de fevereiro. Concursados irão ocupar vagas hoje preenchidas pelo sistema de designações

Por: Roberto Nogueira | Editoria: brasil | 29/12/2017 | Visualizações: 11148

- Foto de Carlos Alberto/Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais publicou na edição de quinta-feira, 28, do Diário Oficial de Minas Gerais, o edital de concurso público para o setor da Educação em Minas Gerais. O certame, autorizado em novembro pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), contará com 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica de diversas disciplinas e com 700 vagas para Especialista em Educação Básica. Na área de abrangência da 35ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) existem cerca de 135 vagas  para serem preenchidas em 35 municípios. 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www. fumarc.com.br, a partir das 9h do dia 26 de fevereiro até as 23h59 do dia 8 de março de 2018. Para requerer a isenção da taxa de R$ 70,00, valor que será aplicado tanto para a vaga de professor quanto para de especialista, o candidato deve acessar o mesmo endereço eletrônico de 22 a 26 de janeiro. Os concursados que forem aprovados serão chamados para ocupar as vagas atualmente preenchidas pelo sistema de designações. 
A aplicação das provas objetivas, que vão contar com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos didático-pedagógicos e Conhecimentos específicos, está prevista para 8 de abril de 2018. Os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação. Quem for pleitear uma das vagas disponíveis nos municípios da 35ª SRE fará a prova em São Sebastião do Paraíso. 
Na região foram disponibilizadas cerca de 107 vagas para os 15 municípios da 35ª SER enquanto que a sede em Paraíso existem 32 vagas. A maior quantidade de vagas disponíveis para a cidade são professores de Língua Portuguesa com 10 vagas e Geografia, com oito, enquanto que Matemática são seis vagas disponibilizadas, segundo o edital divulgado. Para o município há ainda vagas para professores de Ciências (4), Educação Física (2), Filosofia (2), Física (3), Química e Sociologia com uma vaga cada. 
A realização do concurso vai ao encontro do objetivo do Governo do Estado de criar um quadro estável na Educação, com a maioria dos servidores em cargos efetivos até o final da gestão. "Para isso, é preciso realizarmos um novo concurso, apesar de já termos nomeado mais de 50 mil servidores, para todas as carreiras, ao longo destes três anos. O foco agora é exclusivamente a escola, a sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem", explica o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Junior.
A carga horária das vagas ofertadas no edital varia de acordo com a realidade das escolas estaduais. "Aplicamos uma metodologia para levantamento das vagas ofertadas que compreende as diferentes realidades de nossas escolas. Assim, a maioria absoluta das vagas ofertadas no edital tem carga horária de 12 a 16h/a semanais de regência, mas há vagas ofertadas na faixa de 10 a 11 h/a e, ainda, aproximadamente 25% das vagas no corte de 5 até 9 h/a semanais", diz. De acordo com o subsecretário, a diferenciação de carga horária foi feita para atender as especificidades de pequenos municípios, de escolas que têm pequeno número de turmas, para que também essas localidades possam ter professores efetivos. 
Para as vagas de Especialista em Educação Básica não há distinção de habilitações. Os servidores poderão atuar como orientadores educacionais, supervisores ou coordenadores pedagógicos, desempenhando funções fundamentais na organização da escola e no aprimoramento dos processos de ensino. Já os cargos de Professor de Educação Básica abrangem várias disciplinas como História, Geografia, Química, Física, entre outras que compõem o currículo básico dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio. Especificamente para esta carreira, as 16 mil vagas estão distribuídas entre 848 municípios mineiros, no universo de 852 municípios que contam com escolas estaduais.
O edital para o concurso da SEE 2017/2018 está disponível para consulta na página 36 do Diário Oficial Minas Gerais do dia 28 de dezembro de 2017. A SEE (Secretaria de Estado da Educação) esclarece que este concurso não compete com outros ainda vigentes, cujas vagas não estão contempladas neste edital.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897