CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2167

Por: Redação | Editoria: cidades | 06/01/2018 | Visualizações: 4769

- Foto de Reprodução

APRESENTADOS
Nesta primeira semana de 2018, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, reuniu-se com os servidores municipais quando realizou uma dinâmica para mostrar a importância do coletivo sobre o individual para fazer funcionar as engrenagens da administração. Na oportunidade ele apresentou a servidora Aline Andrade Mariano, como sua nova Chefe de Gabinete, conforme o Jornal do Sudoeste já havia antecipado. Outra troca no governo local, foi na Secretaria de Planejamento em Gestão, onde  Alfredo Dias Silveira, que antes respondia pela Gerência Contábil, passou a ser o titular da pasta, no lugar da servidora Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini.

 

PREMIADO
O vereador presidente da Câmara de Paraíso, Marcelo Morais anunciou nesta semana em suas redes sociais ter recebido o Troféu JK Transformadores. Segundo pesquisa ele teve 55% do reconhecimento da população pela atuação à frente do Legislativo no primeiro ano de mandato, leia-se, em 2017. O edil afirma estar no caminho certo com atuação pautada no respeito a quem o colocou naquela cadeira. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Estudos Políticos.

 

BALANÇADO
Não se sabe até que ponto procede com este indicador em alta, Marcelo Morais, estaria com as indicações de que com o apoio popular poderia candidatar-se a deputado nas eleições que se aproxima. Em um primeiro momento o presidente da Câmara fala em cumprir o mandato que lhe foi confiado. Depois olhando para o cenário, alguns de seus apoiadores já o imaginam ocupando uma cadeira, seja na Assembleia Legislativa, ou mesmo na Câmara Federal. Os mais bem afeiçoados chegam até a imaginar quantas obras, recursos e benefícios estará ele trazendo não so para a cidade, como para a região. 

 

IGNORADOS
Pela mesma pesquisa constata-se que cerca de 60% dos integrantes da Câmara são ignorados pela população, pelo menos entre os entrevistados. É que dos 10 vereadores, apenas quatro foram mencionados. 

 

ATUANTES
Ainda sobre a pesquisa sobre os legisladores, o órgão responsável pelo levantamento lançou a pergunta indagando “qual o vereador mais atuante da cidade?” Na pesquisa feita por telefone eram apresentados os nomes dos 10 edis. Além do presidente, entre os mais votados estão Luiz de Paula, que curiosamente teve o seu nome muitas vezes falada pelo locutor na festa de congo, que ficou com 20%. Na sequência apareceram Lisandro Monteiro, com 10% e Vinício Scarano, com 5%. A pesquisa não revela quantas pessoas foram entrevistadas para se comparar em qual universo da população paraisense aferiu-se os dados. 

 

ELEIÇÕES
O dia 7 de outubro já está reservado no calendário deste ano para a realização do primeiro turno das eleições de 2018. Antes disso existem algumas datas importantes  como o 7 de abril, dia limite para filiação de quem deseja sair candidato a qualquer cargo eletivo. A partir de 7 de julho ficam proibidos eventos como inaugurações e shows pagos com dinheiro público, assim como nomeações, contratações e demissões sem justa causa no Poder Público. Para os locais onde houver segundo turno a votação será em 28 de outubro.

 

PROGRAMAÇÕES
Ainda em se tratando de datas a contar de 20 de julho a 5 de agosto é aberto o prazo para realização das convenções partidárias escolherem os candidatos. Em 15 de agosto é a data final para o registro de candidaturas e em 16 de agosto inicia-se a propaganda eleitoral onde os candidatos podem pedr votos. O horário gratuito no rádio e na TV terá prazo de 31 de agosto a 4 de outubro. Finalizando a partir de 22 de setembro nenhum candidato pode ser preso, a não ser em flagrante delito.

 

REPERCUTIU
A notícia sobre a prisão do ex-diretor do presídio de São Sebastião do Paraíso, Rodrigues Junqueira foi destaque nos meios de comunicação de Minas Gerais, tanto na mídia televisiva como a impressa. Ele está recolhido em um presídio da região e ainda responde a um processo administrativo onde poderá perder a função como servidor público estadual. Junqueira foi indiciado pela prática de denunciação caluniosa, corrupção, tráfico de drogas e fraude processual.

 

DESDOBRAMENTO
Em função do prosseguimento das investigações principalmente por parte da Polícia Civil e até mesmo o desdobramento do caso, no Judiciário, ainda é possível que novas prisões aconteçam. Isso porque existem pelo menos outras quatro pessoas sendo investigadas por terem algum tipo de envolvimento e participação nas irregularidades levantadas até aqui. Ainda assim há quem ainda questione o trabalho da imprensa e dos meios de comunicação por estarem divulgando o andamento dos fatos. 

 

PRESIDIÁRIOS
O Levantamento Penitenciário Nacional realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça apontou Minas Gerais como o estado com o maior percentual de presos trabalhando em comparação com as demais unidades da Federação. São 18.889 presos trabalhando nas unidades prisionais de Minas, o que representa no total de 68.354 homens e mulheres em cumprimento de pena um percentual de 30% da população carcerária do Estado. Depois de Minas Gerais estão os Estados do Mato Grosso do Sul (25%) e do Rio Grande do Sul (24%).

 

NÃO VINGOU
Em Paraíso esta história de preso trabalhar anda mais enrolada do que aquelas novelas do tipo dramalhão mexicano. Durante 2017 muito se falou sobre o emprego de alguns detentos para realizar alguns serviços em parceria com o Município, mas as propostas esbarraram em restrições e limitações impostas. Em outubro, alguns detentos e detentas, em número menor do que meia dúzia até que saíram às ruas para a prestação de alguns serviços. No entanto, é sabido que a iniciativa na forma que se pretendia não vingou.  

 

PRIVILEGIADOS 
Em Minas Gerais tem acontecido algumas aberrações, daquelas de engasgar urubu. Uma das últimas é que somente proprietários de veículos automotores residentes em Belo Horizonte poderão a partir da próxima quarta-feira, pagar o IPVA parcelado com cartões de crédito, em até 12 parcelas. Quem reside no interior e quiser ir a capital efetuar o pagamento parcelado, poderá. Ao que foi dito, o parcelamento poderá alcançar também proprietários de municípios no interior, mas ainda ao menos se cogita quando. Alguns são mais iguais perante a lei, que outros. Só esta que faltava.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897