CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2083

Por: Redação | Editoria: politica | 15/03/2017 | Visualizações: 76

- Foto de

MANIFESTAÇÕES
O dia promete ser de muitas manifestações Brasil afora e em Paraíso não será diferente. Parte dos servidores públicos municipais vai estar de braços cruzados nesta quarta-feira. Tanto nas escolas estaduais como nas escolas do município as aulas foram suspensas em função do manifesto contra a proposta de Reforma de Previdência. Representantes de várias categorias vão estar mobilizados tentando sensibilizar a população trabalhadora posicionando-se contrários ao que vem sendo defendido pelo Governo Federal.
EM CONJUNTO
Representantes do Legislativo e do Executivo seguem trabalhando em conjunto para buscar soluções para os problemas que afetam a coletividade. Na terça-feira, o presidente da Câmara, Marcelo Morais e a vice-prefeita, Dilma Oliveira estiveram em Guardinha para tratar do apoio à associação comunitária existente no distrito. A somatória de forças tem sido uma tônica neste início de mandato com um poder querendo ajudar o outro. Neste aspecto seguindo esta dinâmica quem ganha é a população. No entanto, a contagem dos 100 dias pode mudar a forma de pensar, de ver e agir diante de tantos assuntos que precisam ser resolvidos. 
PROMOÇÃO
Um posto de combustíveis localizado no bairro Coolapa fechou uma parceria com a Acep (Associação Cultural e Educacional Paraisense) e está oferecendo combustíveis em preços promocionais na cidade. O preço do litro da gasolina é de R$ 3,712, do etanol R$ 2,66; o diesel S10, 2,89; e o diesel comum 2,79. Não ficou claro como funciona o sistema de abastecimento aos sócios da associação, e se em qualquer carro pode abastecer. Outro detalhe é que não foi divulgado se é preciso confirmar ser sócio e como provar a associação. O preço está compensador. 
ILUMINAÇÃO
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso divulgou edital de licitação, na modalidade pregão para a aquisição de um caminhão e um cesto aéreo com caçamba modular metálica e baús laterais. O equipamento será destinado à manutenção da iluminação pública no município. A abertura dos envelopes com as propostas será em 31 de março. Se não houver nenhuma zebra como na licitação do asfalto os trabalhos deverão ser iniciados somente no próximo mês, enquanto isto, quem tiver lanterna, luz de vela ou outro dispositivo que o use, pois em pleno século XXI a população está na penumbra.
METADE
Outra situação que está funcionando muito aquém das expectativas é a questão do tratamento de esgoto realizado pela Copasa. O descontentamento é muito grande por parte da administração municipal e também da população. Pelo que foi informado semana passada na reunião da comissão de fiscalização das obras, o tratamento está funcionando com apenas 41%, muito menos da metade. A coleta está em 100%. Enquanto isto a população segue pagando mesmo que de forma parcial para os locais onde o serviço continua incompleto há quase um ano.
ALEGAÇÕES
Segundo a Copasa algumas obras conclusivas estão emperradas em questões burocráticas. Uma delas encontra-se no DENIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte) e DER/MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais. Necessário se faz a travessia de uma rede nas margens da rodovia MG-050 trecho administrado por uma concessionária e o Estado. No entanto, o processo não anda, não sai do lugar. Fala-se também na construção de elevatória e outras conexões de rede, mas nem a poder de reza brava. 
EMBATE
Em função do chove e não molha e das desculpas, alegações e justificativas apresentadas está sendo criado um clima não muito bom entre Município e Copasa, sem contar que vereadores já estão se mobilizando para tomar providências. Em Guaxupé, por exemplo a empresa perdeu a condição de cobrar pelo serviço não realizado de tratamento de esgoto. Uma comissão deverá ir à cidade vizinha para saber detalhes da proeza e querem fazer o mesmo em Paraíso. Se conseguirem, a população agradece, no entanto, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar muito. 
AGILIZOU
A mesma Copasa foi a autora da abertura de mais um daqueles famosos buracos em uma das ruas da cidade. Desta feita foi na Avenida Delfim Moreira que estava com asfalto “novinho”, sem remendos. Infelizmente e historicamente, toda vez que a Copasa abre valetas para executar serviços em ruas e avenidas, os remendos ficam mau feitos,  e  estragos tem ocorrido. No final da tarde de sexta-feira,10, foi registrado atropelamento de um motociclista no trecho. Reclamações não faltaram e no início da semana o reparo foi feito. Não ficou dos piores, mas é o tipo de situação que poderia ser evitada caso o reparo fosse feito com um pouquinho de agilidade.
MULHER
Major Daniela Lopes é a primeira mulher a comandar um batalhão de operações aéreas no Brasil. Ela tem sob seu comando 43 militares oficiais, dois helicópteros Arcanjo e ocupa um lugar especial na história. Foi deste grupamento que no fim de semana uma equipe dos bombeiros fez ponto base em Paraíso e sobrevoou matas de Itamogi e Monte Santo a procura de um homem que está desaparecido há cerca de uma semana. Com este novo reforço e este marco os Bombeiros somam mais um ponto entre as instituições de maior credibilidade no Brasil. 
ASSOCIANDO
O município de São Sebastião do Paraíso dentre em breve deverá ser mais um associado da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). A decisão depende de nos próximos dias a Câmara Municipal aprovar projeto de lei do Executivo que trata desta questão. A proposta deu entrada na casa, na última segunda-feira e está sendo apreciada pela Comissão de Finanças, Justiças e Legislação que deverá emitir um parecer antes da proposta ser apreciada pelo plenário. A entidade é uma importante ferramenta de apoio aos municípios em Brasília.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897