ANTIGO FÓRUM

Prefeitura deve voltar a pleitear imóvel do antigo Fórum para abrigar secretarias

Por: João Oliveira | Editoria: politica | 17/01/2018 | Visualizações: 11499

Antigo Fórum poderia abrigar secretarias e departamento da Prefeitura de Paraíso, livrando o município de alguns aluguéis. - Foto de Reprodução

Com a proposta de poder aproveitar o prédio onde durante décadas funcionou o Fórum Desembargador Amphilóquio Campos do Amaral, a atual gestão da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso pleiteou junto ao Estado a possibilidade de doação daquele espaço ao município. Inaugurado em 25 de outubro de 1974, as obras que edificaram o prédio histórico na Praça Comendador João Alves, foram iniciadas na década de 60. Atualmente abriga promotorias do Ministério Público Estadual, mas que logo também devem deixar o recinto. 
Com isso haveria a possibilidade do prédio, que possui boa estrutura, em abrigar algumas secretarias e departamentos livrando, assim, a Prefeitura de alguns aluguéis. O prefeito Walker Américo Oliveira conta que, assim que assumiu a Prefeitura, chegou a ir a Belo Horizonte onde fizeram o pleito.
“Nossa intenção era conseguir aquele espaço para que pudéssemos alocar algumas secretarias. Foi-nos informado à época que já havia um pedido da 35º Superintendência Regional de Ensino e também pedido de permanência daquele prédio junto ao Judiciário para se fazer uma espécie de arquivo.
Mesmo assim, protocolamos junto ao Governo do Estado  o pedido daquele prédio para ser utilizado pelo município, ficou de ser analisando”, explica.
Conforme o prefeito, o pedido será reiterado. “Uma vez que isso aconteça, nós temos como colocar outras secretarias ali dentro e sair do aluguel”, ressalta. No município de Munhaçu, um trabalho similar foi realizado, e com publicação feita no dia 30 de dezembro, a cidade ganhou o prédio que abrigava o Fórum Desembargador Alonso Starlin, na Praça Cinco de Novembro, onde deve ser transferido o Paço Municipal. Com isto, houve a possibilidade o município em reduzir gastos com alu-gueis de imóveis para o funcionamento de setores da Administração Municipal.
“Iremos tentar novamente, uma vez que conseguimos o prédio do Psiu, que também pertence ao Estado. Mesmo porque estamos cedendo ao Estado uma área para a construção da sede da 4º Delegacia Regional de Polícia Civil e para o 43º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso entre outras questões. Porém já fomos informados que o prédio já foi pleiteado”. 
Mesmo sob a possibilidade do espaço ser destinado à 35º Superintendência Regional de Ensino, o prefeito não descarta a possibilidade da educação no município funcionar em um único espaço. “Seria um ganho muito grande para o município caso a Secretaria Municipal de Ensino e a 35º SRE pudessem funcionar no mesmo local”, ressalta. Na mesma época, Walkinho comentou que a Guarda Municipal também chegou a pleitear a possibilidade de ser abrigada naquele local, conseguindo fazer uma melhor redistribuição da Guarda, mas não foi possível.


DIÁLOGO
Wakinho destaca que tem mantido bom diálogo com representantes políticos da base do Estado. “Nós sempre tivemos contato com alguns deputados da base através do deputado Emidinho Madeira e o Cássio Soares, que sempre nos atenderam”, ressalta.
Apesar do bom relacionamento com os representantes políticos de Minas Gerais, Walkinho destaca que o Estado ainda tem ficado em falta com os municípios. Ele comenta que o repasse do IPVA, por exemplo, que em um comparativo com ano anterior, que foi de R$ 2 milhões, este ano repassou apenas R$ 400 mil. “Isso prejudica o planejamento, temos água e luz para pagar, fornecedores, remédios para comprar”, completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897