COMANDO

Tenente-coronel Adriângelo Chaves assume comando do 43º BPM em Paraíso

Por: João Oliveira | Editoria: policia | 23/01/2018 | Visualizações: 7669

Rito de troca de Comando realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan - Foto de Denis Menezes

Na manhã de ontem, terça-feira (23/1), aconteceu no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a cerimônia que oficializou a elevação da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso a 43º Batalhão de Polícia Militar e passagem e assunção do comando do tenente-coronel Joelmar Lucas de Andrade para o tenente-coronel Adriângelo Chaves de Sousa.
A solenidade de troca de comando e elevação da companhia a batalhão, que foi presidida pelo comandante da 18º Região da Polícia Militar em Poços de Caldas, coronel Frederico Antônio de Lima, contou com a participação de diversas autoridades militares e representantes da sociedade civil.
O ex-comandante, Joelmar Andrade, que passa a integrar o quadro de militares da reserva após 30 anos de serviços prestados a PMMG, ressaltou que o sentimento foi de dever cumprido e destacou a importância da elevação da Companhia a Batalhão. Ele destacou que houve queda nos índices de criminalidade violenta, no último ano. 
“Transformar a 20ª Cia em 43º Batalhão foi um passo importante para que tenhamos novas conquistas em um futuro bem próximo. Paraíso é uma cidade que almeja segurança e aqui tem um nível bom, tanto que conseguimos uma redução de cerca de 28% nos crimes violentos num comparativo com 2016. Isso foi fruto de um trabalho muito forte por parte da PM lado a lado a outras instituições que compreende o sistema de Defesa Social, mas sobretudo a comunidade, que se não fosse ordeira e educada, acredito que esse número não seria possível”, destaca.
Deixando seu posto de comando para integrar a reserva de militares, Joelmar destaca que o plano agora é cuidar da família. “Agora poderia cuidar um pouco mais da família, mas não me desligarei por completo no que se diz respeito a segurança pública e sociedade como um todo. Estarei sempre trabalhando em prol da comunidade. Foram 30 anos de dedicação, entrei como soldado e nunca cheguei a almejar o último posto, que é de coronel da Polícia Militar. Passar por todas essas fases e enfrentar tudo o que enfrentei sem ter nenhum aspecto negativo que me desabone, eu me sinto muito enobrecido. Agradeço muito a Deus e a todas as pessoas que conviveram comigo em todos esse momentos”, completa.

 

NOVO COMANDANTE
O tenente-coronel Adriângelo, natural de Belo Horizonte, deixa o 66º Batalhão de Polícia Militar em Betim, onde ficou durante um ano, para assumir o comando do Batalhão em São Sebastião do Paraíso.  Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce, Adriângelo tem diversos cursos de especializações e condecorações, entre elas Medalha Alferes Tiradentes, mérito militar grau bronze e prata.
Em seu discurso de posse no comando da 43º Batalhão de Polícia Militar, ele elogiou a cidade e destacou a tranquilidade que são os municípios que integram o Batalhão. Adriângelo também destacou que deixou o comando do 66º Batalhão de Polícia Militar em Betim onde, apesar dos esforços para a redução dos crimes, e embora tenha coseguido bons resultados, ainda é um município que sofre com a intranquilidade.
No entanto, o tenente-coronel Adriângelo não escondeu a satisfação em assumir o comando em uma cidade que, segundo destacou, é muito bem vista da capital. “Paraíso é uma cidade que faz jus ao seu nome. É mesmo um paraíso, com pessoas serenas e tranquilas e nossa missão é tentar manter esse estado de serenidade e felicidade que vemos na população, que carrega um semblante sempre feliz e é isto o que queremos e que continue”, disse.
Para o tenente-coronel, assumir o comando do Batalhão de Paraíso é uma honra. Ele destacou também que há tempos já se falava na necessidade de elevação da Companhia a grau de Batalhão pelo fato de Paraíso atender a diversas outras cidades na região, num total de 13 municípios. “A minha vinda coincidiu com essa elevação da Companhia e foi uma grande satisfação. Agora, nosso efetivo será incrementado com a previsão de formação de novos soldados e que serão realocados em Paraíso e cidades próximas, com a finalidade de melhorar a segurança nesta região”, completa.

 

CURRÍCULO
O tenente-coronel Adriângelo Chaves ingressou em 1991 no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar na 101ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais em Governador Valadares, tendo concluído em novembro do mesmo ano.
Em 1992  foi promovido a cabo PM após concluir o Curso de Formação de Cabos, também em Governador Valadares; em fevereiro de 1994 foi aprovado no Curso de Formações de Oficiais da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais em Belo Horizonte, tendo se consagrado aspirante a oficial em 31 de outubro de 1997. 
Adriângelo serviu como oficial subalterno no 6º Batalhão de Polícia Militar; em 2004 foi promovido ao posto de capitão; em 2005  transferiu-se para o 33ª Batalhão da Polícia Militar em Betim, onde atuou como comandante da 188ª CIA PM do 33ª BPM, onde atuou até 2006.
De 2007 a 2010 serviu como chefe da Seção de Inteligência do 33º Batalhão da Polícia Militar e de 2010 a 2012 como chefe da Seção de Orçamento e Finanças do 33º Batalhão da Polícia Militar.
Em 2012 foi promovido ao posto de major e em 2013 assumiu o comando da 174ª Cia do 33º BPM, onde atuou até 2016. Ainda em 2016 foi promovido ao posto de tenente-coronel e designado para exercer a função de comandante do 66º BPM, onde atuou durante o ano de 2017 e agora, em 2018, assume o comando do 43º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso.

 

BATALHÃO
A publicação da resolução que alterou a estrutura organizacional da Polícia Militar de Minas Gerais, passou a valer a partir do dia 2 de janeiro, criando assim o 43.º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso.
A resolução foi assinada pelo comandante-geral da PM em Minas Gerais (PM MG), Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e foi publicada no dia 27 de dezembro de 2017. Com a criação do 43.º Batalhão, que continuará subordinado a 18.ª Região da Polícia Militar de Poços de Caldas, a 20.ª Cia. de PM Especial de São Sebastião do Paraíso passa a ser denominada de 95.ª Cia. PM.
Desse modo, o 43º BPM de Paraíso terá sob seu comando a 95.ª Cia. PM de São Sebastião do Paraíso, e a 79.ª Cia. PM de Guaxupé. Ambas terão outras frações sob seus comandos. A 95.ª será responsável por quatro Pelotões que incluem os municípios de São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino, Arceburgo e Itamogi, e os distritos de Guardinha e Milagre.
A 79.ª Cia PM de Guaxupé será responsável pelos pelotões daquele município e de São Pedro da União, Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Nova Resende e Bom Jesus da Penha.  As unidades administrativas e operacionais envolvidas terão trinta dias para "ajustarem o sistema, contado da data da publicação”.
Prestigiaram o ato solene o coronel André Agostinho Oliveira, subcomandante Geral da PMMG, o coronel Frederico Antônio de Lima, comandante da 18ª RPM MG; coronel Mauro Lúcio de Moura Alves, comandante da 2ª Região de PMMG. Também participaram vários ex-comandantes da Polícia Militar em Paraíso e na região.
Estiveram presentes autoridades de municípios na área de abrangência do 43.º BPM de Paraíso, familiares de militares, os deputados Carlos Melles (federal), Antonio Carlos Arantes e Emidinho Madeira, estaduais.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897