CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2175

Por: Redação | Editoria: acidente | 03/02/2018 | Visualizações: 2802

- Foto de Reprodução

ACOMPANHARAM
Após aprovação do projeto na Câmara, os vereadores Vinício Scarano, Luiz de Paula e Cidinha Cerize foram a Belo Horizonte, acompanhar a entrega da lei aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, para a direção do SESC. A iniciativa permitirá que o órgão assuma o controle da Praça de Esportes Castelo Branco e faça as reformas necessárias, conforme já anunciado e disponibilize para a cidade e região os serviços com a chancela e o prestígio que o SESC possui, por todos os lados onde possui uma unidade. 


TRULETADA
Outra disputa de bastidores em Paraíso teve mais um capítulo decisivo durante a semana, só que desta vez, em Belo Horizonte. Trata-se da disputa pelo comando da Santa Casa de Misericórdia que por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, permanece nas mãos da comissão interventora. A decisão de segunda instância saiu na quinta-feira, semelhante a que condenou o ex-presidente Lula no TRF4, há 10 dias. Foram três votos a zero. 


PRESSÃO
Centenas de prefeitos mineiros foram a Belo Horizonte na sexta-feira, 2, atendendo convocação da Associação Mineira dos Municípios. O protesto é contra os constantes atrasos reclamados pelos municípios em relação a recursos retidos pelo Governo do Estado. O represamento abrange verbas relacionados ao ICM’s, IPTU, Transporte Escolar, Fundeb e saúde entre outros. Efeito torniquete que estão pagando o pato são os prefeitos, que sem dinheiro a que tem direito, assegurado por lei, estão sem recursos, para obras e investimentos, além de principalmente pagarem as contas com salários de funcionários e fornecedores. 


PROMESSA
Reunião de secretários e o governo aconteceu na véspera do manifesto, quinta-feira,1 de fevereiro, e o governador Fernando Pimentel prometeu que irá regularizar os repasses às prefeituras. Desta semana foram enviados recursos corretos do ICM’s, mas ainda há uma boa grana retida referente ao IPVA e outras contas. A pressão dos prefeitos começa a gerar efeito, principalmente quando se fala que outras medidas inclusive as judiciais estão sendo ajuizadas para que providências sejam tomadas, principalmente em relação ao cumprimento das leis, que estão sendo atropeladas. 


REAJUSTE
O prefeito Walker Américo, com seus secretários de finanças, assessores se reuniram nesta semana junto aos representantes do SEMPRE (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) de São Sebastião do Paraíso. A ordem do dia para o encontro na quarta-feira, 31 de janeiro foi o pedido de aumento salarial da categoria. Pelo que foi anunciado, a oferta inicial foi de 2,5% frente a uma pedida da correção monetária no período, e mais um reajuste de 5%. A categoria vai se reunir na próxima quarta-feira, 7, para avaliar a questão. O mesmo percentual foi ofertado pela Prefeitura ao funcionalismo de Itaú de Minas. 


RECOMEÇO
A quinta-feira, 1º de fevereiro, marcou o início da retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, após as férias de fim de ano. Como neste ano o corpo a corpo acaba sendo mais intenso por ser um ano eleitoral, nem todos os 73 deputados retornaram às suas cadeiras. A partir da próxima segunda-feira,4, certamente o comparecimento será mais expressivo. Os ausentes dos dois primeiros dias certamente comparecerão.


CIRCULANDO
O deputado federal Carlos Melles, presidente do partido Democratas em Minas Gerais, através de sua assessoria está fazendo circular por meio impresso e também na mídia eletrônica o relatório denominado Prestando Contas 1995/2017. No material são relacionadas as principais obras e feitos do parlamentar nos seis mandatos consecutivos por ele realizado. São citadas também as atuações dele enquanto Ministro do Esporte e Turismo, no governo de Fernando Henrique e ainda como secretário de Transportes e Obras Públicas, em Minas Gerais, no governo de Antônio Anastasia.


ESGOTO
Notícia veiculada nesta semana de que em Guaxupé a justiça determinou a interrupção da cobrança deixou grande número de paraisenses irritados.Em Paraíso algumas ações com a mesma intenção ao longo dos últimos anos tramitaram na comarca, e chegaram subir para Segunda Instância, mas sem sucesso. A mais recente foi apresentada pelo presidente da Câmara, Marcelo de Morais. 


COMEMORA
A ala “petista” do MDB de Minas Gerais e aliados do governador Fernando Pimentel (PT) estão comemorando a possível troca partidária do deputado federal Rodrigo Pacheco (MDB). No entendimento deles, a migração do parlamentar para o DEM favoreceria a aliança entre emedebistas e petistas para tentar reeleger Pimentel em 2018. A mudança poderia enfraquecer o grupo do presidente do MDB mineiro e vice-governador Estado, Antônio Andrade, que defende a candidatura própria da sigla em 2018 e não teria um “plano B” com a saída de Pacheco. É a famosa dança das cadeiras.


CORTEJADO
Por sua vez, Rodrigo Pacheo tem sido moderado em suas declarações. Confirma ter recebido convites de partidos para que se filie. Admite composições com Dinis Pinheiro e Márcio Lacerda, também mencionados com pré-candidato. Pacheco, de leve tem “pesado a mala” apenas quando se refere a pretensa candidatura de Fernando Pimentel à reeleição. Pacheco acredita também que as recentes decisões judiciais envolvendo Lula da Silva, irão pesar negativamente contra o PT, também em Minas.


APROVADO
Mais um passo para a almejada implantação de um campus da Universidade Federal de Lavras – UFLA, em São Sebastião do Paraíso, foi dado nesta semana. Após análise, houve o aval favorável do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, órgão superior de deliberação coletiva, autônomo em sua competência, responsável pela coordenação de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Para a UFLA “bater o martelo”, falta mais uma aprovação, desta feita pelo Conselho Universitário (CUNi), que está afeito à administração financeira e política universitária.


PRESO
O delegado da Polícia Civil, Rodrigo Bitar, que atende ao município de São Tomás de Aquino, cumpriu no início da tarde de sexta-feira,2, o mandado de prisão do rapaz que provocou acidente na madrugada do dia 28 de dezembro de 2014, quando 15 pessoas foram atropeladas. Três morreram, e outras ficaram com sequelas. A determinação partiu do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele foi detido no local de trabalho, no Jardim Francano, em Franca (SP) no início da tarde e conduzido para o Presídio em São Sebastião do Paraíso.  

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897