DEBATE RURAL

Conselho Rural faz reunião e debate vários assuntos

Por: Roberto Nogueira | Editoria: agricultura | 18/02/2018 | Visualizações: 3164

Produtores rurais fizeram a segunda reunião do ano para debater assuntos do setor agropecuário - Foto de Reprodução

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizou na quarta-feira (14/2), a sua reunião mensal.  Representantes de várias associações de produtores rurais de São Sebastião do Paraíso, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participaram do encontro. O presidente do conselho, Marco Aurélio Alves de Paula, disse que a reunião foi produtiva e objetiva com resultados efetivos.
A reunião teve em pauta o debate sobre três assuntos que contou com a colaboração de todos os participantes. O primeiro tópico foi referente a situação das estradas rurais, onde em várias regiões do município continuam sendo realizados os trabalhos de manutenção das vias. “É um trabalho contínuo porque ainda continuamos no tempo das chuvas e os reparos são permanentes”, disse o presidente do conselho. Alguns produtores reafirmaram a reivindicação para que o serviço possa ser realizado em suas respectivas comunidades, o que foi confirmado e deverá seguir um calendário.
Outra questão relatada foi referente à realização da coleta de embalagens de agrotóxicos nas comunidades rurais das Mercês e da Faxina. Além do resultado satisfatório com cerca de 900 quilos de material, Marco Aurélio mencionou que o trabalho realizado seguiu as normas de segurança com o apoio da Associação de Preservação Ambiental das Cooperativas e Associação dos Distribuidores de Produtos Fitossanitários do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Apacass). A meta agora é expandir a prestação de serviço para as demais associações rurais do município.
O terceiro item mencionado na reunião foi em relação a entrega do material para o banco de sêmen para inseminação artificial bovina. Nesta semana foi feita a carga de nitrogênio no botijão que receberá o sêmen. A iniciativa visa inserir os produtores locais no programa de melhoramento genético e qualidade do rebanho bovino. “Teremos na próxima semana o repasse do material aos produtores do Morro Vermelho e estamos avaliando também a possibilidade de promovermos cursos de capacitação nesta área nas associações rurais”, afirma o presidente do conselho.
A secretária de Agricultura, Yara de Lourdes Souza Borges, anunciou que o município continua realizando os últimos preparativos para implantar o sistema de licenciamento ambiental, do Serviço de Inspeção Municipal. “Em breve teremos mais um engenheiro agrônomo e um veterinário atendendo pela secretaria, para ajudar na assistência aos nossos produtores”, adiantou. Ela também informou que desde fevereiro a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) também está abrigando a equipe Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Representantes do IMA e do Senar presentes a reunião disponibilizaram seus serviços aos produtores rurais. Flamir Cesar Del Bel, anunciou que o IMA já está funcionando em conjunto com a Sedeagro. Ele comentou sobre a nova legislação de certificação do Governo do Estado, salientando que o instituto também é credenciado pelo Inmetro em relação a produtos orgânicos e se disponibilizou aos produtores.
Geralda Aparecida de Morais representou a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Paraíso (Acissp) e o Senar. Ela fez menção dos cursos que são realizados , como por exemplo, o de inseminação artificial. A oportunidade será oferecida desde que haja ao menos 10 participantes. O órgão já possui um calendário prévio de atividades que são desenvolvidas durante o ano.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897