PARLAMENTO JOVEM

Câmara sediará encontro regional do Parlamento Jovem em Paraíso

Por: João Oliveira | Editoria: politica | 20/02/2018 | Visualizações: 691

- Foto de Reprodução

Em abril a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso sediará o Encontro Regional do Parlamento Jovem de Minas, que contará com a presença dos alunos das cinco cidades que compõe o polo, entre elas Guaxupé, Poços de Caldas, São João Batista do Glória, Itaú de Minas, além de São Sebastião do Paraíso.  Este ano o tema a ser trabalhado pelo Parlamento e decidido em Plenária Estadual no ano passado, será a “Violência Contra a Mulher”.
Na Plenária, o diretor da Escola do Legislativo de Paraíso Vinício Scarano, tinha informado que buscaria incluir ao polo regional as cidades de São Batista do Glória, Itaú de Minas e São Tomás de Aquino, a fim de fortalecer e ampliar o diálogo político entre os jovens na região e, segundo ressalta, a cada passo o Parlamento vem crescendo mais e mais. 
Assim, a convite da Câmara paraisense, vereadores de Itaú estiveram presentes no município para conhecer o funcionamento da Escola do Legislativo. Os vereadores Davi Oliveira de Sousa, Juliana Mattar e Matheus Vilela Silva foram recebidos pelo diretor da Elegis, o vereador Vinício Scarano, e a vereadora Cidinha Ce-rize, além do coordenador da escola em Paraíso, Rafael Flávio, que, desde o final de 2017, tem prestado assessoria para a implantação do projeto no município vizinho.
Os vereadores itauenses conheceram as dependências da Câmara de Paraíso e a Biblioteca da Escola do Legislativo, que possui um vasto acervo para oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. “Foi uma visita proveitosa e o Parlamento deve voltar a funcionar nas próximas semanas com envolvimento de alunos do Ensino Médio em Paraíso”, ressalta Scarano.
Os vereadores de Itaú informaram que acompanharão mais de perto as fases do Parlamento Jovem desenvolvido em Paraíso, a fim de conhecerem a mobilização, implantação e desenvolvimento das oficinas e plenária. Conforme destacou o coordenador do projeto no município, Rafael Flávio, a Câmara tem trabalhado para tornar a Escola do Legislativo paraisense uma referência para as Câmaras Municipais da região, com o objetivo de fortalecer a cidadania e promover na sociedade uma melhor compreensão do papel do Poder Legislativo.
Para Vinício, a visita dos vereadores de Itaú é mais um passo para tornar o Parlamento Jovem em Paraíso um polo Sul de Minas, que abrangerá diversos municípios da região. “São 88 Câmaras Municipais participantes do projeto e a tendência é aumentar cada vez mais, então, estamos nos preparando para ser essa referência”, completou Scarano.


ESCOLA DO LEGISLATIVO
Oficialmente instituído em 2017, a Escola do Legislativo “Prefeito Alípio Mumic” é uma iniciativa da atual mesa diretora da Câmara Municipal que vem buscando mudar a percepção dos jovens e despertá-los para importância de se discutir e participar da política municipal, estadual e nacional, bem como conscientizar da importância do papel do Legislativo Municipal para a cidade.
Além disto, a Escola também tem buscado ampliar a oferta de conhecimento por meio de um cursinho preparatório para o Enem. Apesar da boa intenção, de acordo com o presidente da Câmara, Marcelo de Morais, a proposta não atingiu o objetivo esperado no último ano e das cerca de 180 matrículas, pouco mais de 20 alunos foram até o fim do curso.
Morais destacou que houve um resultado positivo entre os alunos que foram até o final, entre eles Natália Cae Resende, que foi aprovada em Direito na Universidade Federal de Uberlândia; o aluno Marcelo Henrique Reis, aprovado em Agronomia pelo Instituto Federal Catarinense e Natália Aparecida da Silva Paschoa, aprovada em Letras pela Universidade Estadual de Minas Gerais.
Marcelo é categórico ao afirmar que os projetos desenvolvidos pela Elegis serão mantido desde que haja participação popular. “Infelizmente se não houver interesse, talvez não volte a acontecer. Iremos finalizar, pois não há o porquê de se investir dinheiro público já que não existe o retorno esperado”, finaliza o presidente da Casa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897