CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2084

Por: Redação | Editoria: politica | 19/03/2017 | Visualizações: 85

-

REVELAÇÕES
O Portal da Transparência inaugurado e colocado no ar nesta semana pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso apresenta algumas novidades e revelações. Desde os valores recebidos pelos funcionários e vereadores, também é possível verificar o quanto foi empenhado, liquidado e pago aos fornecedores. Também é possível separar as despesas da Câmara e do corpo legislativo. Ainda é possível acompanhar de forma detalhada as compras, os gastos com divulgação e publicidade, além de obras em manutenção. Até aqui não constam despesas com viagens ou diárias de vereadores. Para quem gosta de acompanhar de perto e fiscalizar as portas estão escancaradas.
TERMÓPOLIS
Mesmo sem ter um representante legítimo da terra, a comunidade de Termópolis terá a oportunidade de eleger neste domingo os seus representantes juntos aos Poderes Executivo e Legislativo. No período de 8 às 12 horas, acontecerá a eleição dos membros do Conselho Administrativo. Pelo menos já uma certeza de que as mulheres irão ocupar os cargos titulares e suplentes. Isso porque somente foram registradas candidaturas femininas. Para a definição dos três membros do Conselho Distrital de Termópolis poderão votar todos os eleitores inscritos nas seções do distrito. Eles devem comparecer munidos de um documento com foto. A localidade tem atualmente 294 eleitores aptos a votar.
TIROTEIO
Um assalto seguido de perseguição, troca de tiros e muita confusão foi registrada na noite de quinta-feira,16, na região do São Judas Tadeu ação que se estendeu para bairros de outras regiões da cidade, mobilizando grande número de viaturas e policiais. O ato final ocorreu nas imediações dos bairros São José e Santa Maria, onde um dos marginais após bater o carro se embrenhou em um matagal. Moradores vizinhos ficaram bastante assustados com o tiroteio e com a movimentação em razão do cerco policial. Informações preliminares davam conta de que pelo menos um dos meliantes foi preso. Menor de idade, mesmo depois de ter provocado esta tribuzana toda, numa hora dessas provavelmente já ganhou as ruas, pronto para assaltar e novamente atirar contra policiais. 
COBRANÇA
A questão relacionada a PEC 287 que trata da questão da Reforma da Previdência tem tido uma mobilização e articulações intensas nas redes sociais, inclusive em Paraíso. Centenas de pessoas estão se manifestando e posicionando-se contrários à proposta defendida pelo governo e que deverá ser votada no Congresso. Nesta semana teve manifestação bastante movimentada nas ruas da cidade, alguns debates acalorados entre lideranças políticas que chegaram a trocar farpas na defesa de seus respectivos posicionamentos. Ao que tudo indica novos capítulos estão por vir e desdobramentos também já são anunciados. A queda de braço está apenas começando e os participantes começam a medir força. 
NAS RUAS
Ao que tudo indica e pelas mobilizações que estão sendo feitas Paraíso deverá aderir ao movimento Vem Pra Rua que no próximo dia 26, ou seja, domingo que vem pretende levar a população para as ruas em protestos contra a proposta de Reforma da Previdência. Articulações estão sendo feitas entre lideranças e durante a semana a convocação geral deverá ocorrer caso realmente seja confirmada a realização do manifesto na cidade. Pelo que se ouve pelos bastidores é de que a intenção é promover a maior mobilização já realizada na história da cidade, envolvendo estudantes, trabalhadores e a população em geral, se é que realmente as pessoas vão sair por detrás da mesa do computador. 
RECEBENDO
Depois do início do pagamento às pessoas com conta inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que significa uma ingestão de recursos no comércio, nesta semana uma outra iniciativa também está a garantir a entrada de uma renda extra no bolso de alguns trabalhadores. A Prefeitura iniciou ontem o pagamento das rescisões contratuais para as pessoas que possuem até R$ 2 mil líquidos a receber. Quem tem conta bancária cadastrada na Prefeitura, o valor já é depositado. Para quem não possuir conta, o pagamento será realizado no setor de Tesouraria na Prefeitura. O beneficiado deverá comparecer munida de documento pessoal com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), ou procuração com firma reconhecida e autenticada em cartório.
ATUANTE
O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou da abertura do 7º Congresso Mineiro de Vereadores promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). O encontro reuniu centenas de vereadores de todo o estado e foi presidido pelo presidente da associação, Antônio Andrada. O superintendente da associação, Ângelo Roncali, em seu discurso homenageou Arantes. Ele disse que o parlamentar é o deputado mais atuante e o mais presente nos eventos da Associação Mineira dos Municípios. “É um deputado que a gente pode contar”, declarou. Na sexta pela manhã ele esteve reunido na secretaria municipal de Desenvolvimento Agropecuário e depois cumpriu agenda de visitas em Paraíso e região. 
REPARTIÇÕES
Há três anos que o deputado federal Carlos Melles iniciou um trabalho solicitando que tão logo o prédio do antigo Fórum da comarca de Paraíso fosse desocupado, que pudesse ser discutida a possibilidade do Governo de Minas ceder o espaço para a 35ª Superintendência Regional de Ensino. A repartição há anos funciona em salas alugadas no Edifício Ouro Verde. Melles afirma que o novo Fórum está funcionando bem em seu moderno prédio no Jardim Mediterranèe, e que em muito em breve o Ministério Público também mudará para seu prédio próprio no mesmo local. Diga-se de passagem o prédio do MP está já a merecer uma manutenção, pois, o mato está tomando conta da repartição.
CARTEL
Nesta semana proprietários de postos de combustíveis em São Sebastião do Paraíso agiram efetivamente com rapidez no intuito de combater uma promoção que um estabelecimento localizado no Jardim Coolapa estava realizando em parceria com a ACEP (Associação Cultural Educacional Paraisense). Pelo que consta foi só o posto iniciar uma campanha, que uma rede iniciou uma promoção colocando preços mais em conta. Até então, sem problemas porque é livre a concorrência. Assim que o primeiro encerrou a promoção o outro também voltou os preços ao normal e população voltou a ficar refém de quem dita os preços na cidade. O jeito continua o consumidor ir abastecer lá na divisa e em cidades paulistas, onde os preços continuam atrativos. Para o Ministério Público da comarca de Xambioaca, este tipo de comportamento ensejaria no mínimo investigação sobre suspeita da prática de cartel. Bem, mas isto é lá em Xambioaca. 
COMUNICANDO
Dias destes a Polícia Militar de Paraíso aprendeu um menor com algumas modestas porções de drogas, algo inexpressivo, e a imprensa toda foi mobilizada. Na quinta-feira uma ação após roubo em um estabelecimento comercial, com perseguição e troca de tiros e durante os fatos, a princípio os meios de comunicação não são chamados. O novo comando acaba de assumir a 20ª Companhia da PM Independente, chega até com boa vontade. Seria oportuno determinasse que seus comandados deem melhor atenção à mídia. A via precisa ser de mão dupla atendendo aos interesses de ambas as partes. Do contrário fica inviável a manutenção da chamada “parceria”.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897