OLÍMPIA

Terno do Sabiá vai participar do Festival do Folclore em Olímpia

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cultura | 28/02/2018 | Visualizações: 659

Terno de Congo Sabiá, de Paraíso, estará neste ano no 54º Festival do Folclore em Olímpia - Foto de Divulgação

O Terno de Congo Sabiá será o representante de São Sebastião do Paraíso na  54ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (Fefol). O evento é considerado um dos maiores do gênero no Brasil e recebe agremiações de várias partes do País. Neste ano a organização promoveu algumas mudanças no sistema de contratação dos grupos o que tem gerado algumas críticas à festa. 
A festa do folclore de Olímpia, Estado de São Paulo, é realizada há quase 60 anos, tendo como idealizador e realizador José Sant’anna. A ele também foi dado o nome do recinto onde atualmente são feitas as apresentações. O primeiro Festival de Folclore de Olímpia data de 1965, evento que se tornou popular e tradicional. Nos últimos anos a festa ganhou dimensão e proporção nacional recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos.
Em 2017 Paraíso foi representado na festa pelo Terno de Moçambique Diamante que levou a seu tradicional canto e bailado que foi aplaudido com entusiasmo pelo público. Agora neste ano para o festival que devera ocorrer no período compreendido entre os dias 4 a 12 de agosto, foi convidado o Terno Sabiá. O grupo foi descrito pela organização como um terno que ocupa grande importância no cenário cultural, com 115 anos de existência. O Sabiá já participou de outras edições do festival. 

 

CONTRATAÇÕES
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Olímpia tem recebido críticas dos participantes da festa naquela cidade pela maneira em que os grupos e ternos estão sendo contratados. As inscrições dos interessados estão sendo realizadas via internet o que tem gerado certo descontentamento dos defensores do modelo tradicional de organização da festa. Questiona-se que certos grupos poderão ser contratados para as apresentações no festival sem que se tenha um conhecimento prévio e aprofundado do grupamento.
Conforme o presidente da AOBDF, Davi Seixas Mendes, dos inscritos, sete são grupos folclóricos e oito parafolclóricos. Segundo a secretaria até o início da semana já tinham sido realizadas 15 inscrições. Os interessados devem buscar informações através do site www.folcloreolimpia.com.br . A iniciativa inédita foi uma decisão da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro-AODFB. A iniciativa visa “ampliar a oportunidade de participação” de grupos e ao mesmo tempo “ trazer novidades culturais para a festa”.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897